Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de março de 2015

Seguindo orientações do MEC e MPF, FIP reforça transparência no Fies


A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das FIP fez ontem (12) a abertura de uma nova cota para o Fies. Foi disponibilizado o valor de 3 milhões de reais para o financiamento de cursos superiores mantidos pela Instituição.

Na página das FIP no Facebook, os alunos registraram a dificuldade de acesso devido à lentidão no Sistema. O fato vem repercutindo na mídia nacional nos últimos dias. Universitários de todo o país estão enfrentando problemas com o SisFies, tanto no procedimento de aditamento quanto no processo de inscrição.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os problemas no SisFies são decorrência do grande número de alunos pleiteando a inscrição. Ainda de acordo com o FNDE, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando continuamente para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma.

As FIP, através da CPSA, vem desenvolvendo todos os processos de adesão e aditamento do FIES, seguindo criteriosamente as determinações das portarias normativas do MEC e do Ministério Público Federal (MPF), no tocante a transparência de exposição das datas para abertura de cotas, validação de adesão e renovação de contrato.

A CPSA tem instruído a comunidade acadêmica sobre o que é necessário para ter acesso ao financiamento. Desta forma, orienta-se que quaisquer denúncias relacionadas ao funcionamento do Fies devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria das FIP, à CPSA e ao MPF, em Patos, no intuito de serem amplamente investigadas.

De acordo com a Comissão, mais de 200 alunos conseguiram efetuar o financiamento na cota aberta ontem. Atualmente as FIP contam com cerca de 2.600 alunos vinculados ao Fies. A CPSA fica localizada na Unidade I das FIP, Bloco A, 1º andar e funciona de segunda a sexta-feira. Os acadêmicos podem entrar em contato pelo telefone (83) 3421-7300 ou pelo e-mail cpsa@fiponline.com.br.

ASCOM-FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog