Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cultura popular invade ruas de Santa Luzia no São João mais tradicional da Paraíba

Marcos Eugênio
 
 
 

Apesar das festas juninas em São Luzia ocorrerem desde o dia primeiro deste mês, na noite desta quarta 20 houve a abertura oficial do mais tradicional São João da Paraíba, que está celebrando 70 anos. A bela ornamentação com bandeirolas, balões, maquetes de casas de taipa, de arraiais, nas ruas centrais, convida a todos para vivenciarem o evento que traduz a verdadeira cultura nordestina, ao som de muito forró.

Antes das apresentações no palco principal, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, levou ao Parque do Forró duas atrações que encantaram o público, o balé, composto de 50 crianças (redes municipal e estadual) e a quadrilha estilizada Arraiá de Luzia, com 42 componentes, também com alunos das escolas municipais e estaduais. Segundo Houve também o hasteamento da bandeira de São João na praça em frente ao Parque do Forró, ao som da banda Duarte Machado.

Na noite que teve na programação Espora de Ouro, Tom Oliveira, a festa foi aberta com filho da terra, Luiz Bento, que está divulgando seu trabalho em CD, Luiz canta Luiz, tributo ao Rei do Baião. O prefeito Ademir Morais participou de várias atividades culturais, falou da representatividade dos 70 anos do São João de santa Luzia para a Paraíba. Disse se tratar de uma festa que consegue reunir os filhos da terra, residentes em outras localidades, que sempre volta nesse período para se confraternizarem com a população, sem contar o público cativo à festa vindo de diversos municípios paraibanos e do Rio Grande do Norte.

Por ser uma cidade de pequeno porte, isso contribui para que os turistas trafeguem com facilidade pela festa, percorrendo desfrutando de todos os atrativos oferecidos pela organização do evento. Ademir lamentou a falta de um calendário turístico pelos governos federal e estadual que incentivem o turismo de eventos na Paraíba. “O turismo de evento gera renda imediata. O que sempre tenho defendido é  pólo de forró, Santa Luzia/Patos/Santa Luzia. É preciso maiores investimentos em infraestrutura, setor hoteleiro e similares, capacitação profissional e forte apoio dos governos em parceria com os municípios”, disse ao pbnoticias o prefeito de Santa Luzia.

Apesar das dificuldades para realizar o São João, ele lembrou que o município não abre mão do evento, mesmo sem recursos federais, estaduais, por todo seu significado, pelo envolvimento da população, por seus 70 anos de história. É o caso da Rua de Baixo, onde as famílias se reuniram para bancar a festa no logradouro, com palco, atrações artísticas, como emboladores de coco, que inclusive se apresentaram ontem, ornamentaram casas, lojas para viver a festa junina.

O São João de Santa Luzia tem sequência nesta quinta 21 com folguedos populares, muito forró no Palhoção do Povo com Jeová do Acordeon, Deca do Acordeon e Carlinhos e Banda. Já no Parque do Forró, cantam: Banda Feras, Brasas do Forró e Flor da Pele.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog