Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de junho de 2012

Câmara e entidades elaboram plano de ações para amenizar a seca na zona rural de Patos

Audiência Pública

A Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta segunda-feira(18), uma Audiência Pública onde foi debatido a temática da seca na zona rural, suas conseqüências bem como as possíveis alternativas concretas para uma adequada convivência com a realidade em toda região.

A audiência de autoria do vereador Zé Mota(PMDB) atendeu uma solicitação da Ação Social Diocesana de Patos em comunhão com toda a Igreja Regional Nordeste II da CNBB.

Participaram os vereadores Zé Mota, Ivanes Lacerda, Edileudo Lucena, Edimilson Araújo e Sales Júnior.  Estiveram presentes como convidados Pe. José Ronaldo, administrador diocesano e representante do Clero da Diocese de Patos; Irenaldo Pereira, representando o Setor Pessoal da Diocese de Patos; Sebastião do Santos, Secretário de Agricultura, representando o prefeito de Patos; Pe. João Saturnino, representando o Setor Social da Diocese de Patos; Pe. Elias, vigário da Paróquia de Santo Antônio; professor Carlos Lima, representando a UFCG e José Dias, representando as associações e entidades da zona rural da Diocese de Patos; além de demais convidados e população em geral.

Para o administrador Diocesano, Pe. José Ronaldo a audiência foi bastante significativa.” Foi algo bastante positivo, devido a necessidade que a temática requer hoje. Um tema tão pertinente nos dias atuais em que todos nós sofremos com a seca, hoje elaboramos algumas prioridades para serem trabalhadas como forma de amenizar o problema enfrentado pelo homem do campo”, disse.

De acordo com o secretário de agricultura do município de Patos, Sebastião dos Santos a audiência serviu para debater e elaborar soluções para amenizar os efeitos da seca. “Foi uma reunião muito importante, sobre um tema que preocupa todos nós, e aqui relatamos as medidas que precisam sem tomadas pelo município, Estado e governo federal com relação ao tema. Foi formada uma comissão para a partir de agora fazer um levantamento do que é necessário para através disso começar as ações em parceria com o governo estadual, federal e municipal’, declarou.

Para o vereador Zé Mota, foi um momento importantíssimo onde todos os presentes puderam ter noção da realidade da seca na zona rural de Patos. “Aqui tivemos um retrato da nossa realidade que mostra que até agora não foi realizado nada no combate a seca na zona rural de Patos. O governo municipal esta esperando o governo estadual e não tem nenhum plano estratégico. Debatemos e elencamos algumas propostas para serem realizadas e estudadas para que juntos possamos amenizar essa situação.”, enfatizou.

Na audiência foi elaborado um plano de ações para ser estudado e trabalhado como forma de amenizar a seca na zona rural de Patos e região. No plano, elaborado pelos presentes na audiência contem ações como:

-  Levantamento da quantidade de cisternas existentes e quantas precisam ser construídas para atingir 100% da população da  zona rural.
- Levantamento da quantidade de poços. Quantos estão em funcionamento e quantos estão parados como também os recursos necessários para colocá-los em funcionamento.

- Recuperação de pequenos açudes

-Construção de barragens subterrâneas

- Sensibilização  da população através da imprensa na conscientização do uso ideal da água na cidade de Patos.

Na ocasião foi formada uma comissão para trabalhar as ações de combate à seca apresentadas na audiência. Integram a comissão os vereadores Zé Mota e Edileudo Lucena, o Pe.João Saturnino e Irinaldo Pereira, representantes da Diocese de Patos, de Sebastião dos Santos, secretário municipal de agricultura e pelo cidadão Chico Morais.
No dia 09 de julho, a Câmara Municipal realizará uma nova audiência pública para debater, dessa vez, o problema da seca na zona urbana de Patos com a presença de representantes de órgão públicos e entidades ligadas ao tema.


Daniel Almeida
(9632-0404)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog