Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Feira de Artesanato de Santa Luzia mostra criatividade dos artistas populares


Marcos Eugênio
Josefa de Sousa
 
 
 
 
Aldo e Ademir - fotos:Marcos Eugênio
A Feira de Artesanato de Santa Luzia, promovida pelo Sebrae em parceria com o município e ASA – Associação Santaluziense de Artesanato, que funcionará durante todo o São João da cidade, até domingo 24, tem sido uma importante vitrine para os artistas locais mostrarem, especialmente para os turistas, todo seu talento criativo, a cultura local, como também influências contemporâneas, a exemplo do cinema, meios de comunicação. 

Uma das matérias-primas bastante comuns em Santa Luzia, a argila, tão bem representada em Aruanda, curta de Linduarte Noronha que conta os trabalho com barro dos oleiros quilombola Serra do Talhado, está presente na feira de várias formas. Também são utilizadas madeira, garrafas peti, e uma grande gama de outros produtos usados na elaboração d artesanato.

A artesã Josefa de Sousa Bezerra, 70 anos, que herdou sua habilidade em crochê, confecção de bonecas, almofadas, costura com sua genitora, elogiou os parceiros (Sebrae, Prefeitura e Associação) pela realização da feira como incentivo e oportunidade para projeção dos trabalhos da categoria. Mas ressaltou que falta maior comprometimento, união dos próprios artesãos para que o setor possa crescer cada vez mais.

O prefeito Ademir Morais enalteceu a presença do Sebrae na cidade, que vem conseguindo importantes resultados no desenvolvimento do artesanato local. Anunciou que o município está conseguindo recursos para reforma do Parque do Forró e na obra consta a construção de um mercado de artesanato, importante suporte para facilitar a comercialização das peças dos artistas artesãos. “Ficamos extremamente agradecidos ao gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, à instituição em nível também estadual por todo esse apoio que estão oferecendo ao município”, afirmou ao pbnoticias.

Aldo Nunes explicou que o projeto Territórios da Cidadania, que tem por objetivo a implantação da Lei Geral de políticas públicas, escolheu Santa Luzia para o lançamento do programa e essa feira já faz parte do que foi agendado na reunião inaugural. “A primeira ação do Sebrae foi capacitar os artesãos para a dinâmica de vendas de seus produtos com os turistas. Outro passo dado foi um trabalho de relação interpessoal com os artesãos e na sequência, junto com a Prefeitura, a montagem de toda a estrutura da feira”, explicou. O Sebrae está instalado ao lado da feira com seu escritório volante para oferecer todo o apoio necessários aos artesãos.

A Lei Geral de que trata o Territórios da Cidadania, dos 24 municípios que compõem o Médio Sertão, apenas dez já a implantaram. É preciso que o prefeito elabore a lei e remeta ao Legislativo para poder vigor. Aprová-la no restante é a proposta do Sebrae. A lei consta de duas etapas, a regulamentação pela Câmara e a implementação, com ações de consultoria, capacitação, ações de mercado, que visam diretamente o desenvolvimento local. Toda a responsabilidade, investimentos são compartilhados pelos interessados, no caso de Santa Luzia, pelo Município, Sebrae e ASA, unidades parceiras.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog