Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quixaba realiza Saúde na Escola

 
A rede de ensino municipal de Quixaba iniciou o ano letivo usufruindo mais um importante programa, o PSE – Programa Saúde na Escola. Profissionais da área da saúde e educação visitaram as escolas municipais de Quixaba desenvolvendo atividades do programa, criado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

“Essa parceria entre Saúde e Educação é o pontapé inicial para alertar crianças e pais sobre o número crescente de crianças acima do peso, além de outras necessidades. A Secretaria de Educação já realiza com as nutricionistas um acompanhamento nas escolas em torno do cardápio oferecido na merenda escolar. Cada dia é servido um alimento diferente, com legumes, verduras e frutas. Temos nos preocupado muito com uma alimentação saudável e o retorno tem sido muito positivo”, ressaltou a Nutricionista Anarah Suellen Conserva.

“Esse programa é muito importante para a comunidade escolar. Palestra de educação alimentar é essencial para prevenir doenças. O “Saúde na Escola” vai continuar em parceria com a Secretaria de Educação visando orientar ainda mais crianças e jovens”, disse o Secretário da Saúde, José Francisco Segundo, acompanhado da fisioterapeuta Rivana Sulpino e da enfermeira Luciana Ferreira. Alana Candeia esteve presente, representando a Secretaria da Educação. 

Além da avaliação antropométrica (avaliação do estado nutricional, nível de gordura), todos os envolvidos participaram de palestras e ações de conscientização, orientação e educação alimentar, com um tema norteador estabelecido anualmente, tendo sido o deste ano, a obesidade.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. 

Dentro do protocolo do Programa da Saúde, caso alguma criança apresente excesso de peso, deverá ser encaminhado para sua Unidade Básica de Saúde de Referência para um maior acompanhamento.

Eduardo Nóbrega

Nenhum comentário:

Arquivo do blog