Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escolas da zona rural inovam na sua metodologia através da execução de projetos pedagógicos

Tão importante quanto viver em um lugar, é ter um conhecimento à cerca deste local em que se vive. Tomando esta idéia por base, Carleusa da Silva Monteiro, juntamente com professoras de escolas da zona rural, e Secretaria da Educação do município de Quixaba, através de incentivos fornecidos pela Prefeitura, vem executando, nas escolas da área rural, neste ano de 2012, o projeto “Conhecendo o meu município”.

O projeto “Conhecendo o meu município” visa trabalhar através de seus alunos, junto aos moradores locais, aspectos do município, bem como a origem da cidade, relatos e entrevistas com os moradores mais antigos da cidade, panorama nos avanços do município, e manifestações culturais como danças, teatro, além de produção de livros e cordéis contando a história da cidade cujo nome originou-se de uma planta chamada Quixabeira. Tudo isso para que o aluno conheça melhor o município em que vive. 

Para a Secretária de Educação, Maria Rosineide, o trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de Quixaba tem contribuído para esta inovação e a conseqüente melhoria – através de iniciativas como esta – nas escolas do campo do município. “A Prefeitura, através da  secretária  de Educação, tem mantido aberta todas as escolas de cada comunidade rural, mesmo em tempos em que outros municípios já fecharam todas as suas escolas, e isso tem feito a diferença a favor da cidade no aspecto educacional”, exaltou a Secretária.

A idéia é concluir e apresentar os resultados obtidos no projeto no mês de maio, quando, no dia 06 do referido mês, o município comemora o seu 48º aniversário. Estão envolvidas no projeto as seguintes escolas com seus respectivos temas de pesquisa referentes a história do município: Escola José Batista de Morais (Comunidade Pilões) Agricultura;  Escola Cícero Serafim Torres  (Comunidade Araoeiras) Religiosidade; Escola Miguel Vicente  (Comunidade da Aroeira 2) Cultura; Escola Nobelino Leite (Comunidade do Motorista) Recursos Hídricos; Escola Francisco Felix Mendonça (Comunidade Preacas) Educação; Escola Paulina Pereira de Sousa (Comunidade do Logradouro) Geografia do Município; Escola Ioiô Pereira (Comunidade Bruno e Quixaba Velha) Vegetação; Escola Severina Pereira (Comunidade saco do Marcolino- Koncas) Economia do Município; Escola Pedro Faustino Chaves (Comunidade Boa Vista e Boa Esperança) Saúde.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog