Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Profissionais da Saúde participam de formação e treinamento de primeiros socorros em Cacimbas



Primeiros_socorros_01     Aconteceu em Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, um curso de capacitação profissional para cerca de 20 pessoas da área da saúde dos diversos setores tais como: Motoristas, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiras, Odontólogos, Agentes de Combates as Endemias dentre outros.
      O curso, que teve inicio na última terça-feira (07/02) pela manhã e terminou nesta quinta dia (09/02) no período da tarde. Ofereceu conhecimentos teóricos e práticos sobre como os participantes devem agir em situações adversas do dia a dia.
A equipe dos “Anjos do Sertão” como é denominada, formada por Danilo, Antônio e Maezio ensinaram técnicas de primeiros socorros. Eles demonstraram na prática que com medidas simples executadas de maneira correta pelos socorristas podem se evitar sequelas, sofrimento, transtornos e até mesmo a morte em alguns casos.

Os participantes se sentem motivados e preparados para realizar qualquer tipo de atendimento e procedimentos de modo correto a partir do que aprenderam durante os três dias de capacitação.

“A vida pertence a Deus ,mas se agirmos de modo correto podemos aliviar o sofrimento das vítimas e garantir um atendimento mais rápido evitando sequelas e até mortes”, comentou a Técnica em Enfermagem Suerina Almeida.

Primeiros_socorros_04_PatriciaPara o motorista Antônio Couto um dos participantes do curso, essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cacimbas por meio do Prefeito Nilton de Almeida em parceria com a Secretaria de Saúde na pessoa da Secretária Patrícia Freire é fundamental e necessária, pois segundo ele, além dos conhecimentos adquiridos trará benefícios para todos os profissionais e sociedade.

A secretária Patrícia Freire (foto) destacou a importância da capacitação para a equipe de Saúde, levando em consideração os desafios que esses profissionais enfrentavam no dia a dia com pouca instrução e com a falta de equipamentos e acessórios adequados para agirem em casos extremos.

“Reformamos nossa ambulância e sentimos a necessidade de adequa- lá, bem como preparar nossa equipe já que nossa cidade é distante dos hospitais e até mesmo do SAMU que fica na cidade de Teixeira cerca de 40 minutos de espera. Com esse curso ministrado pelos Anjos do Sertão nossos profissionais estão preparados”, ressaltou a secretária.

Patrícia, juntamente com sua equipe de multiplicadores, pretende fazer parceria com as escolas do município e realizar treinamentos de primeiros socorros para professores, pais de alunos e domésticas para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos em casos de acidentes.

Equipe participante do treinamento realizado pela equipe do SAMU confira algumas fotos:

Primeiros_socorros_02

Aurivânia Pereira, Aniely Ramos, Suzana Oliveiro, Maria Aparecida, Josilene Pereira, Suerina Almeida, Charlina, Márcia Cristina, Rayane, Paula Oliveira, Robério, Maria da Conceição, Andréia Dias, Maria José, Edileusa, Maria do Socorro, Edilson Nascimento, Sandra Regina, Antônio Couto, Silvani Augusto e Patrícia Freira.

Secom PMC

Nenhum comentário:

Arquivo do blog