Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SES convoca população para intensificar combate à dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está chamando a atenção da população para que sejam intensificadas as ações de combate à dengue, apesar da situação no Estado ainda ser tranquilizadora. O alerta é baseado no 14º boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (16), o qual revela que já se pode observar a tendência histórica do aumento da dengue no período atual. A SES vai emitir Nota Técnica às Secretarias Municipais de Saúde (SMS) com as recomendações de intensificação das ações de controle vetorial.

A SES considera tranquilizadora a situação no Estado, tendo em vista que a redução do número de casos notificados, na comparação com o ano de 2011, é de 82,3%. Neste ano, foram registradas 1.231 notificações enquanto em 2011 foram 6.916 casos notificados até a 15ª semana epidemiológica.

“Mesmo com o perfil epidemiológico desenhando uma linha ascendente, o valor da incidência por 100 mil habitantes nos tranquiliza por estarem muito abaixo dos padrões do Ministério da Saúde (MS). O governo federal quantifica este indicador como baixo até o valor de 100 casos em cada 100 mil habitantes. Nossa mais alta incidência foi na semana 12, com 3,98 casos em cada 100 mil habitantes”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde (Gevs), Júlia Vaz.

Conforme o diagrama de controle apresentado, o Estado está mantendo o índice de incidência abaixo da média de casos esperados.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog