Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vale do Piranhas produz 200 toneladas de mel, por ano


A apicultura será um dos destaques da 7ª Expovale, que começa nesta quinta, em Sousa

Por ano, 200 toneladas de mel são produzidas em dez municípios do Vale do Piranhas, no Sertão do Estado. Cerca de 90% dessa produção é destinada aos programas governamentais. O restante vai para o mercado interno (pequenos comerciantes) e os atravessadores. Os apicultores – cerca de 150 – estão organizados numa cooperativa e em associações. O assunto será um dos destaques da 7ª Exposição de Produtos e Serviços do Vale do Piranhas (Expovale), evento do Sebrae, que começa nesta quinta-feira, dia 6, em Sousa.
Por enquanto, o mel produzido na região não pode ser exportado porque não possui o selo de certificação, concedido pelo Ministério da Agricultura. Por isso, a maior parte da produção é vendida para os programas governamentais, que não exigem o selo. “Esse processo é demorado porque requer o cumprimento de uma série de normas, mas estamos trabalhando para atingir esse objetivo”, disse Fabrício Vitorino, gestor do Projeto Apicultura Integrada e Sustentável (Apis), da Gerência Regional do Sebrae, em Sousa.
A principal exigência do governo federal é a instalação de usinas de beneficiamento. Hoje, esse beneficiamento é realizado de forma improvisada nas residências dos apicultores. A única usina (instalada em Catolé do Rocha) está em reforma para atender as normas do ministério. No início do próximo ano, outras duas usinas serão instaladas na região (Aparecida e Poço de José de Moura).
O Apis, que existe desde 2005, organiza a cadeia produtiva da apicultura (manejo, produção, organização das associações, beneficiamento do produto e comercialização) e oferece consultorias, capacitações e palestras durante todo o ano. Os 150 apicultores atendidos pelo projeto estão distribuídos nos seguintes municípios: Catolé do Rocha, Jericó, São Bentinho, Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Vieropólis, Poço de José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe e Cachoeira dos Índios.
Sustentabilidade - O 6º Seminário Sertanejo de Apicultura e Meliponicultura acontecerá na sexta-feira, dia 7, das 11h às 17h30. Este ano, o foco será a sustentabilidade. “O apicultor é o maior agente de preservação ambiental porque ele não degrada a natureza já que precisa dela pra sobreviver. Este ano, focaremos o seminário na questão da sustentabilidade, para que possamos, aos poucos, conscientizar os produtores sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse Fabrício.
Também haverá palestras sobre a qualidade do mel, o benefício da apicultura na produção agrícola, o uso de alimentação artificial nas colméias e a importância da atuação da Federação Paraibana dos Apicultores e Meliponicultores. As inscrições para o seminário estão abertas e custam R$ 10. Os interessados devem procurar a Gerência Regional do Sebrae, em Sousa. O telefone é (83) 3522-1800.
Negócios - A 7ª Expovale e a 2ª Feira de Agronegócios do Vale do Piranhas (Agrovale) reunirão produtos e serviços em 70 estandes. Os eventos acontecerão de quinta (dia 6) a domingo (dia 9), na avenida Nelson Meira, ao lado da casa de show Estação 10. A programação inclui, também, palestras, cursos, seminários e oficinas. Para ter acesso ao local, basta levar um quilo de alimento não-perecível. A abertura oficial será às 19h.

Assessoria de Imprensa
Paula Brito
8707-5272

Nenhum comentário:

Arquivo do blog