Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

6ª Gerência de Ensino capacita educadores para “A Cor da Cultura”


A valorização da cultura afro-brasileira, sua importância na miscigenação, artes, economia, política, cultura, ciência em nosso país será tema da capacitação que acontecerá na 6ª Gerência Regional de Ensino em Patos nesta quarta 5 e nos dia 13 e 19 deste mês.  O treinamento faz parte da preparação de técnicos da educação que vão trabalhar, ser multiplicadores do projeto “A Cor da Cultura”, iniciativa do Canal Futura, SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, CIDAN – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, dentre outras instituições, que desde 2004 lutam pela preservação e fortalecimento do conhecimento, da contribuição em todos os aspectos dos afrodescendentes no Brasil.

Segundo a 6ª Gerência de Educação, 45 técnicos, diretores, supervisores e professores vão participar do treinamento, nesse processo de implantação do projeto A Cor da Cultura. Nesta quarta a abertura da capacitação está prevista para às 8h com encerramento às 17h, na sala de reunião da 6ª GRE. A Cor da Cultura tem como coordenadoras em Patos, Sueleide Castro Fernandes (6ª GRE); Elenice Oliveira, representante dos diretores das escolas estaduais e Nádia Farias, representante do Fórum de Educação Etnicorracial.

Nesta quarta-feira, dia 5, na abertura da capacitação, haverá exibição do vídeo “Jacson do Pandeiro” e informações, em slides, do projeto. O tema do evento será A Afrobrasilidade e a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e busca, dentro da política do Ministério da Educação de corrigir injustiças, discriminação na escola brasileira e incluir socialmente os afrodescendentes. A palestrante será Nádia Farias. No período da tarde haverá apresentações culturais, oral, simbólica e corporal com a música: Tributo a Martin Luther King.

Na sequência acontecerá a oficina: Características do Educador Étnico, com trabalho em grupos e exposição do relatório para o grupão. Depois será exibido o vídeo “Heróis de todo o mundo – Machado de Assis”, narrado por personalidades negras contemporâneas, um relato biográfico de trinta afrodescendentes atuantes na ciência, cultura, história, na vida política brasileira. Ao final acontece relato dos sentimentos e vivências durante esse primeiro dia de capacitação.

Nos outros dois dias de capacitação, 13 e 19, muitas leituras, pesquisas, o tema afrodescendentes na escola contemporânea, o papel do educador, as políticas de inclusão e as ações a serem desenvolvidas na rede de ensino, dentre muitas outras atividades na formação dos técnicos multiplicadores de conhecimento em torno do projeto A Cor da Cultura.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog