Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Profissionais são lembrados hoje no Dia da Medicina do Trabalho

Paula Maia, médica do trabalho
Hoje, 4 de outubro, é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho, uma homenagem àqueles que zelam e atuam na prevenção de acidentes e doenças laborais, e promovem a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Em Patos, até o momento, não foi divulgada nenhuma programação que faça referência à atuação desse profissional. 

A data lembra o nascimento de Bernardino Ramazzini, considerado o pai da especialidade. Autor de "As Doenças dos Trabalhadores" - primeira publicação sobre o tema -, em 1700, o médico elaborou os critérios de classificação empírica - base para a sistematização da Patologia do Trabalho -, que é utilizada em diversos países.

No Brasil, as áreas de legislação e de promoção da saúde conquistaram grandes avanços nas últimas décadas. A atenção ao trabalhador trouxe reconhecimento internacional, e a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), que participa ativamente deste processo, aposta e incentiva a consolidação da profissão no país.

Medicina do Trabalho - É uma especialidade médica, que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador.

O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada  ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos. A maior referência nessa especialidade em patos, Paula Maia, diz que hoje a legislação é mais rigorosa, algo importante para a segurança e saúde do trabalhador. A implantação do Cerest também é considerado bastante positivo por ela, pois veio dar maior assistência e contribuir para a conscientização do trabalhador numa série de quesitos, a exemplo da prevenção de acidentes e doenças no exercício da profissão.

Obrigatoriedade: Quando se dá início em uma nova empresa, é exigido um exame médico para por todos os funcionários, geralmente exames rápidos, onde é analisada a sua frequência cardíaca, condições físicas, entre outros exames que detectam como está sua saúde.

Periodicamente são realizados exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.

Redação com Anamt

Nenhum comentário:

Arquivo do blog