Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reunião define programação da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Quixaba


Aconteceu na manhã desta segunda-feira 11 em Quixaba uma reunião preparatória para a 3ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema “Todos usam o SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Representantes do Estado e do Município discutiram a programação e a metodologia de trabalho do encontro que acontecerá no próximo dia 20.

Cerca de 70 pessoas devem discutir as prioridades na saúde para Quixaba. Comunidades rurais, sindicatos, conselho municipal de saúde, profissionais de saúde e comunidade em geral estão sendo convocados para debater e construir propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e, consequentemente, se aprovadas nas plenárias, à Conferência Nacional, que acontecerá no final de novembro e início de dezembro no Distrito Federal. 

Na pauta dessas conferências está o SUS, o maior plano de saúde do mundo. Construir um Sistema Único de Saúde que ofereça acessibilidade, serviços humanizados e a equidade do que ele preconiza, atenção de alta complexidade e resolutividade são alguns dos objetivos que permeiam as discussões em todo o território brasileiro.  

Três eixos estão sendo discutidos profundamente pela sociedade organizada:

1 – Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios de integridade, universidade e equidade;
2 – Participação da comunidade e controle social; e
3 – Gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog