Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O dia do homem

Inácio A. Torres

 O dia internacionalmente consagrado ao homem acontece em julho, porém em datas variadas. No dia 15, além do Brasil, festejam Trinidad, Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Reino Unido e Malta. 

O dia do homem foi criado há 12 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, tendo as primeiras comemorações ocorridas em Trinidad e Tobago, em 19 de novembro de 1999. Essas festividades contaram com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), além de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. 

O objetivo principal da criação dessa data seria a promoção da melhoria da saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), promover a igualdade entre os gêneros e destacar os papéis positivos desempenhados pelos homens.

No Brasil, com parte da comemoração à data, foi assinada no dia 27 de agosto de 2009, a portaria que institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Saúde do Homem/PNSH. E, em 2010, oficializou-se uma estratégia voltada para a população masculina. Esse esforço é justificável pelos próprios dados apresentados pelo Ministério da Saúde/MS, amplamente divulgados pela mídia em nível nacional. Conforme essas estatísticas, a “cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens; a cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens; homens vivem em média sete anos menos que as mulheres”. E o texto indaga: - “Sabe por quê? - Porque o homem não cuida da própria saúde. Homem que se cuida, não perde o melhor da vida”.

Respeitamos a data consagrada aos homens, mas temos a crença (e, diga-se de passagem, toda previsão é sempre arriscada) de que teria mais entusiasmo e mais encantamento se instituíssemos um dia único como sendo dos homens e das mulheres.

Seria até uma forma de protestarmos contra os clubes do bolinha que ainda teimam com suas presenças em entidades sociais, de serviços, e até em instituições políticas, acadêmicas, militares e religiosas. 

Findamos com esse poema de Tania Lemke, o qual particularmente recebemos como uma homenagem saudável e bela e que repassamos a todos os homens da Paraíba e do Brasil, especialmente a dois que amo muito: Bruno e Inácio Júnior – meus dois queridos filhos.

“Homens... maravilhosos e incompreendidos homens!
Falamos línguas diferentes
Tropeçamos em nós mesmos, tombos frequentes....
"- Antagônicos, briguentos, rabugentos...."
...ah! Estes homens maravilhosos...
Por que será que tanto deles reclamamos
Se por eles nos derretemos e tanto os amamos?
Sua força, seu cheiro, seu toque,
Só de imaginar vão dando choque.
Homens maravilhosos,
Charmosos, incrivelmente deliciosos!
Insubstituíveis,
Mulherengos, terríveis,
Mas...apaixonantes!
Esplendidos amantes!
Estou para ver mulher que reclame
Mas que algum destes danadinhos não ame!
Tão viris,
Donos ou não de seu nariz...
Todos eles tem seu charme irresistível
Fugir deles? Impossível!
Incompreendidos...pobrezinhos!
Dificilmente estão sozinhos...
Reclamamos mas não os largamos
Sem eles, não vivemos, mal respiramos!
Homens vocês são demais!!!!!!

Meus respeitos, carinhos, até breve e até mais!”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog