Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Thompson propõe agenda positiva para Campina Grande



Discutir, encontrar respostas para os desafios que a cidade de Campina Grande enfrenta em diversas áreas e elaborar uma agenda positiva que norteará a administração municipal, nos próximos anos, independente de quem seja ou venha ser o prefeito. Foi esta a proposta lançada pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, durante palestra sobre novos mercados e cidades criativas, proferida pelo fundador e diretor-executivo do Porto Digital do Recife (PE), nessa terça-feira, 10.
 
A ideia é compor um calendário de discussões de temas primordiais para a gestão e o desenvolvimento da cidade, como transporte urbano, coleta seletiva, aterros sanitários, ciência e tecnologia, entre outros. “A proposta é que, em sessões periódicas, quinzenais, um especialista seja convidado a fazer uma palestra e promover um debate na Câmara Municipal. Assim, os vereadores se embasariam sobre a problemática, adquirindo fundamentos científicos e uma visão mais ampla, gerada pelas discussões, para legislar sobre o tema”, disse Mariz.

Esses debates construirão um documento que espelhará os anseios da sociedade e consistirá numa espécie de cartilha a ser seguida pelo atual e futuros governantes. “Ela pautará as ações estratégicas de governo, independente das propostas partidárias. Assim, teremos um projeto da Campina que queremos”, destacou.

Uma comissão preliminar e suprapartidária foi composta para definir as diretrizes, organização dos trabalhos, calendário e temas a serem discutidos. Entre os membros, além do reitor da UFCG, a reitora da UEPB Marlene Alves, os vereadores Fernando Carvalho (PMDB) e Daniella Ribeiro (PP), a diretora do Parque Tecnológico, Francilene Garcia, os presidentes Buega Gadelha (Fiep) e Luiz Alberto (Associação Comercial) e o professor Emir Candeia, representando a prefeitura municipal.

A Reitoria da UFCG está providenciando um comunicado endereçado às representações escolhida para compor a comissão, marcando o primeiro encontro, provavelmente, para o próximo dia 24, em horário e local a serem definidos.

Palestra


Valério Veloso alertou aos nove vereadores presentes sobre as oportunidades que Campina Grande vem perdendo pela ausência de políticas municipais de Ciência e Tecnologia, de um projeto amplo que aproveite bem mais a potencialidade dos recursos humanos gerados na cidade, especialmente pela UFCG. “Talentos que estão sendo exportados. Há muito, empresas de Tecnologia da Informação de todo mundo observam a cidade, ela é referencial num dos recursos mais escassos do mercado: cérebros”.


Para ele, a discussão sobre a criação de uma secretária municipal de Ciência e Tecnologia não pode ser travada como eleitoral, pois não traz votos. “Ela traz progresso”, disse, defendendo a construção de uma agenda para o setor, antes da própria criação da pasta.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog