Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Beira-Mar pega 15 anos por morte de rival em prisão de MS


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 15 anos de prisão nesta terça-feira pela morte de João Morel, em 2001, crime ocorrido em uma prisão de Campo Grande. De acordo com o processo e a interpretação dos jurados, os dois eram rivais pelo domínio do tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai.

Segundo a acusação, Beira-Mar encomendou o crime porque Morel o teria delatado em um depoimento reservado dado a CPI do Narcotráfico, concluída em junho de 2001. Para o júri, o motivo do crime fora considerado "torpe e cruel". O julgamento foi presidido pelo juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri.
 
A acusação sustenta que, por telefone, Beira-Mar teria ordenado que quatro detentos matassem Morel, com quem disputava o controle do tráfico na fronteira, na rota da Bolívia. Ainda de acordo com a denúncia, Beira-Mar mandou matar dois filhos de Morel, crime ocorrido também em 2001. Os defensores de Beira-Mar contestaram a decisão por acreditarem que nenhuma prova material foi apresentada no julgamento.

Beira Mar, que tem 42 anos, já havia sido condenado há 108 anos de prisão. Ele está detido no presídio federal de Campo Grande.
 
Disputa pelo tráfico
 
A disputa entre Beira-Mar e Morel, que seriam comparsas no tráfico de drogas, começou em janeiro de 2000, quando dois irmãos de Morel (Ramón e Mauro) foram assassinados em Capitan Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com o município sul-mato-grossense Coronel Sapucaia. Beira-Mar teria mandado matar Ramón e Mauro. Em maio de 2000, Morel foi preso na fronteira e levado para Campo Grande. Um ano depois, foi assassinado.

Odair Moreira da Silva, conhecido como Marreta, confessou ter matado Morel e hoje cumpre pena em um presídio do Paraná. Durante as investigações, Ivanézio de Souza, que cumpria pena numa cela ao lado da que ocorreu o crime, disse ao Ministério Público que Marreta iria receber R$ 60 mil e uma chácara, pagos por Beira-Mar. Entretanto, o MP não conseguiu confirmar que Marreta recebeu o suposto pagamento.
Terra
Foto:robertatrindade.files.wordpress.com



Nenhum comentário:

Arquivo do blog