Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jornalismo: Profissão passada a limpo em Semana de comunicação das FIP











A IV Semana de Comunicação das FIP, Faculdades Integradas de Patos, ofereceu um importante momento de discussão sobre a profissão do jornalista. Na noite de ontem (quinta-feira 12), em audiência pública ocorrida no auditório da Câmara Municipal, acadêmicos, professores e jornalistas participaram do painel: Jornalismo e formação superior, que contou com a presença do jornalista e Doutor em Geociência pela Unicamp, o paraibano Cidoval Morais de Sousa, com participação do presidente do Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, Land Seixas, uma palestra mediada pelo coordenador das FIP, Flaubert Paiva.

Cindoval fez uma profunda análise em torno da função do jornalista, lembrou momentos de crise na comunicação em nosso País, passeou pelo campo semântico e sua correlação com a ética, a postura profissional, a dedicação e a importância histórica desse profissional para o desenvolvimento do mundo contemporâneo. Sobre o período mais crítico da imprensa nesses seus 200 anos de Brasil, citou três momentos bastante complicados para o desempenho da profissão: o Estado Novo, período Getúlio Vargas; com o golpe dos milicos em 64 e hoje a indefinição em torno do exercício do jornalismo, com a cassação do diploma.

Mas Cidoval, defensor da preparação acadêmica em Jornalismo para quem for exercer a atividade, também considerou bastante positivo nesse processo de precarização da atividade com a medida do Supremo, tem sido a mobilização, a articulação da categoria que vem buscando melhorias para si. Para os acadêmicos deixou um conselho: se apaixonar cada vez mais pelo que faz, ler bastante, ficar bem informados e assumam que não sabem de nada para aprender muito.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas, fez uma explanação sobre o andamento da PEC que volta com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, a importância da Conferência nacional de Comunicação (Confecom) na questão da qualidade da informação. Enfatizou a importância da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas nesse processo de luta da categoria, seja pressionando os parlamentas, mobilizando sindicatos federações, organismos públicos e privados, bem como a sociedade em geral para lutar pela qualidade nos meios de comunicação, com profissionais capacitados e éticos.

Land fez duras críticas ao STF que derrubou em junho passado por 8x1 a exigência do diploma, algo que interessa diretamente aos empresários da comunicação. Citou que 60% dos parlamentas são donos de veículos de comunicação, algo que vai de encontro às leis. “Essa decisão não foi apenas do Supremo, foi uma coisa orquestrada com os empresários da comunicação”, criticou Land.

A palestra de hoje à noite da Semana de Comunicação será com Ana Viana, editora regionais das TV’s Cabo Branca e Paraíba, afiliadas da Rede Globo. O encontro está previsto para as 19h30 no auditório das FIP, com o tema: Dinamismo Profissional: o que os meios esperam de você?.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog