Mais de 200 participantes se capacitarão em novas tecnologias e negócios podem receber aprimoramento da qualidade
O queijo paraibano estará nas lupas dos especialistas participantes do seminário "A Qualidade nos laticínios: uma conquista de mercado", que acontece na próxima quarta-feira, dia 4, no centro de convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande. Eles vão avaliar os produtos do Estado com palestras que vão direcionar os produtores para um mercado competitivo. Para saber como a Paraíba está nos negócios, a palestra de Francisco Nunes, da BR-Consult, apresentará o perfil tecnológico dos produtores do Cariri paraibano.
A cadeia produtiva do Cariri e Agreste foi articulada pelo Sebrae para não perder esta oportunidade de capacitação. O projeto Aprisco é o que cuida do segmento da caprino e da bovinocultura leiteira paraibana há mais de cinco anos. "É uma oportunidade de mostrar a qualidade das queijarias nas regiões. Vamos saber da verba para infra-estrutura, como atingir o mercado nacional e melhorar a qualidade", disse o veterinário do Aprisco, Lhano Osawa.
Segundo ele, a maioria dos produtores de queijos paraibanos ainda trabalha em condições artesanais. O seminário veio também para estimulá-los. Agora eles poderão equipar seus negócios com maquinário, associativismo e cooperativismo.
No seminário, o especialista em tecnologia de alimentos, Diego Mallmann, falará sobre um tema para quem gosta de novidades, "As novas tecnologias aplicadas ao leite de coalho". Já o gerente operacional estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, André Luiz Luna Bronzeado, falará sobre "O papel do serviço de inspeção na produção de queijo artesanal".
Na ocasião também serão informadas as novidades sobre a instalação da primeira fábrica de leite de cabra em pó do Nordeste, já que o Estado é o maior produtor nesse segmento, com quase 500 mil litros/mês, conforme o programa do leite da Paraíba. O coordenador do programa, Aldomário Rodrigues, apresentará soluções para os desafios do setor leiteiro.
De acordo com os organizadores do evento, cerca de 200 pessoas ligadas ao ramo de laticínios, entre empresários e produtores rurais, devem participar do seminário. As caravanas que estarão pelo centro de convenções ainda estão sendo inscritas através do Sebrae. Quem quiser participar do evento, as inscrições são gratuitas, feitas no local, a partir das 8h30.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário