Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sinfemp acorda com secretários e prefeita de Patos ouvirá categorias de servidores separadamente

Reivindicações:












O Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região deu início na manhã desta terça-feira 10 sua campanha de aumento salarial 2015. Centenas de servidores saíram em caminhada da sede do sindicato na Praça Edivaldo Mota à prefeitura, onde vários discursaram e falaram das reivindicações presentes na pauta amplamente discutida com os funcionários. O evento contou com apoio da FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba e da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e Sindodonto

Após a manifestação de rua, que teve como tema: “Não quero nem saber... quero meus direitos”, uma comissão coordenada pela presidente do Sinfemp, Carminha Soares, esteve reunida com secretários municipais, a exemplo da Saúde, Illana Mota, das Finanças Méricles Medeiros e da Educação, Adalmira Cajuaz.  Carminha fez a entrega da pauta de reivindicações, e abriu o canal de discussão com os secretários, que, mesmo apresentando as dificuldades para conceder aumento, vão apresentar a demanda à prefeita Francisca Motta, que se encontra viajando, mas que após o carnaval irá discutir o assunto com cada categoria de funcionários.

O Sinfemp apresentou uma proposta de aumento salarial de 30% para o pessoal da saúde e demais servidores que ganham acima do piso e isonomia salarial para as demais secretarias. O Sindicato vai esperar audiência com Francisca Motta, ouvir a contraproposta e apresenta-la em assembleia, a quem cabe acatar ou não o percentual oferecido.

“O que o Sinfemp e demais sindicatos querem não é apenas aumento salarial, mas também melhorias para que o trabalhador exerça melhor suas atividades, como EPI (Equipamento de Proteção individual), material de expediente, fardamento, cumprimento da lei do Vale Transporte, insalubridade, aumento salarial para aposentados e pensionistas, vale refeição, adicional noturno, periculosidade, pagamento do salário até o dia 30 do mês trabalhado, convocação dos aprovados no concurso, dentre outras reivindicações”, explicou a presidente do Sinfemp.

A isonomia salarial é uma das principais propostas do Sinfemp, segundo Carminha, até por que Francisca Motta se comprometeu a equiparar os salários para quem exerce o mesmo cargo até o próximo ano (2016). Ela diz que não entende como um funcionário que exerce a mesma função venha a receber salário inferior. Da mesma ideia compartilha João Bosco Valadares, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. “Isso é inconcebível e temos que fazer valer o Plano de Cargos e Carreira. Por isso lutamos contra essa distorção que existe na administração municipal de Patos”, comentou Bosco.

A secretária Méricles Medeiros diz que recebeu 51 reivindicações da pauta da campanha salarial dos servidores, as quais dizem respeito a vários setores da administração municipal. Informou que a Prefeitura de Patos concedeu um reajuste acima do recomendado, de 13,01% para os professores, sendo Patos o município que paga o melhor piso do Estado a essa categoria.

Méricles diz que já passou para o Sindicato a impossibilidade de aumento acima do teto da inflação, isso pelo impacto que geraria um impacto muito alto nas finanças do município. Informou que todos os requerimentos do PCCS serão analisados, e reforçou que nenhum reajuste acima da inflação será possível.

As secretárias de Finanças e da Saúde deram explicações sobre algumas gratificações recebidas pelo pessoal da saúde, as quais não chegam às demais secretarias, argumentando que são recursos direcionados pelo Ministério da Saúde, a exemplo do PMAQ – Programa de Melhoria do Aceso e da Qualidade da Atenção Básica, que servem de incentivo aos servidores e para melhorar a estrutura física das unidades básicas de saúde.

Carminha disse que a campanha por aumento salarial será trabalhada em todos os municípios da base do Sinfemp.


sinfemp.com.br


Nenhum comentário:

Arquivo do blog