Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Operação Corpo Humano faz prisões e apreensões de drogas em Patos



Rafael Monteiro



Marcos Eugênio

Na madrugada desta quinta-feira 12 uma mega operação, denominada Corpo Humano, foi executada na cidade de Patos, mais precisamente na comunidade Rua do Meio, envolvendo 120 PM’s e 50 policiais civis, além de vários delegados, a exemplo do delegado geral da Polícia Civil, João Alves, que contaram com a ajuda do helicóptero da PM.

A Justiça de Patos emitiu mandados de busca itinerante para todo o bairro chamado Rua do Meio, isso devido à violência ali registrada, onde só este ano já foram três homicídios e ano passado, segundo Sílvio Rabelo, delegado da seccional Patos, foram 10. O local é considerado um dos maiores pontos de comercialização de drogas.

Sete pessoas foram presas e um menor de 16 anos apreendido, além de drogas, maconha e crack, uma espingarda calibre 12, uma pistola de plástico, usada em assaltos, celulares, dinheiro e rádios comunicadores. “Nessa operação prendemos gente envolvida com homicídios, tráficos de droga e assaltos. Ela terá continuidade durante todo o dia e novas prisões acontecerão. Nossa meta é combater os crimes de tráfico e homicídio”, falou Rabelo.

Ele explicou o nome da operação Corpo Humano, numa referência à cabeça pensa (planejamento dos crimes), as mãos executam (crimes de homicídios) e os pés caminhão (tráfico de drogas).

Sílvio Rabelo disse que espera que essa operação seja um divisor no combate ao tráfico de drogas e nos crimes de homicídios, que tem sido a principal causa de mortes, sendo 13 registrados na cidade este ano. A maioria das vítimas é de jovens, que enveredam bastante cedo no mundo das drogas, a maioria ainda menores.

Coronel Campos, comandante do III BPM de Patos, analisou essa situação do crime que tem como pano de fundo as drogas, que arregimenta muitos jovens, seduzidos ao vício da maconha, do crack, da cocaína. “Procuro uma explicação lógica para isso e percebo a ausência total de Deus na vida dessas pessoas, o completo abandono psicológico e social dos pais e a herança da legislação do Estatuto da criança e do Adolescente. O traficante de hoje foi o adolescente de 1990 pra cá. Ele é o subproduto dessa protetiva. Muitas vezes o menor é pego com grande volume de drogas, comete homicídios, mas é blindado pelo ECA, fica impune. A lei é muito bonita, mas precisa ser revista. Temos milhares de leis que ficam só no papel”, comentou Campos.

Sobre as áreas de maior circulação, consumo de drogas na cidade de Patos, polo estrategicamente ideal para os traficantes receberem e distribuir os entorpecentes, o comandante do III BPM diz que não se pode pensar que apenas pobre a consome. Diz que a droga está presente tanto na periferia como n os bairros considerados nobres, onde pobres e ricos a consomem.

Sobre essa operação Corpo Humano considerou exitosa, com o fechamento de todas as entradas com controle total de quem entrava e saia, cumprimento de ordem judicial de busca e apreensão em várias casas. Disse trata-se de um resultado que vem sendo construído desde que ele assumiu o III BPM. Pediu a colaboração da sociedade para que denuncie os criminosos, ajudando assim no trabalho preventivo e ostensivo da Polícia.

A cidade de Patos recebe drogas através de diversas rotas, como de Juazeiro do Norte, Cajazeiras, por Sousa, fronteira Pernambuco, Rio grande do Norte, da Capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Luzia. Para entender um pouco da dimensão da quantidade de drogas que entram em Patos ele cita a apreensão pela PF e PM de 400 quilos de maconha feita em dezembro do ano passado em São José do Bonfim, vizinho a Patos. Durante o período de Carnaval todas as polícias estão intensificando a fiscalização e o combate ao tráfico de drogas.  

Detidos pela operação Corpo Humano:

Rafael Monteiro da Silva, 30 anos, que assumiu ser dono da espingarda e parte das drogas apreendidos. Lamentou ter entrado no mundo do crime, mesmo recebendo ajuda financeira de seu pai; Evoenos Ferreira Lima, 23; Josildo Felix da Silva, 19; Francinaldo de Assis Fausto Junior, 22; Carlos Alexandre Vasconcelos,21; Valesca da Silva Emiliano, 23 e Airton Felipe Santos, 18.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog