Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coordenador fala sobre o trabalho desenvolvido na Fazenda da Esperança da Diocese de Patos

Na último dia 6, o Bispo de Patos, Dom Eraldo da Silva, acompanhado de uma equipe da PASCOM Diocesana, visitou a Fazenda da Esperança São João Paulo II em Condado e conversou com o seu coordenador Ronaldo Rezende Reis.

Na conversa com a equipe ele falou sobre os passos dados após a inauguração no dia 14 de Dezembro de 2014.

Segundo Ronaldo, um dos passos importantes foi o trabalho de sensibilização e divulgação da Fazenda da Esperança em várias paróquias e  municípios, buscando, ao mesmo tempo, divulgar a sua missão, estabelecer parcerias e identificar pessoas que estejam necessitando de recuperação da dependência química, destacou.  Atualmente já são 09 pessoas acolhidas e em fase de recuperação vindas dos municípios de Teixeira, Sousa e Patos.

A metodologia do trabalho está baseada no tripé: Espiritualidade, trabalho e convivência. Todos os dias pela manhã, eles fazem um momento de oração com a reza do Terço de Nossa Senhora e meditação da Palavra de Deus. O Evangelho é acolhido como Palavra de Vida diária durante o trabalho e a convivência.

Na terapia laboral, sem uso de medicamentos, recupera-se a auto estima, a valorização do trabalho como compromisso e metas a serem cumpridas todos os dias.

Para Ronaldo, “a convivência é o ‘calcanhar de Aquiles’ que vai exigir paciência, humildade, persistência para fazer morrer a vontade, os choques e conflitos causados pela abstinência. É um grande passo para exercitar a reconciliação e o recomeçar”, finalizou.

As mudanças acontecem em pequenos gestos e atitudes. O amor pelo outro e a busca por um novo estilo de vida, novas escolhas, novas amizades, novas companhias. A proximidade com Deus, pela vivência da espiritualidade, é o escudo mais forte contra o inimigo. A espiritualidade aproxima de Deus, o trabalho valoriza a dimensão do físico e a convivência exercita a mente.

No final do dia é realizado um momento de partilha para contar a experiência á Luz da palavra de Vida Diária. A Dinâmica exige tempo para absorver as atitudes de Jesus, que é o centro para a tomada de decisões coerentes.

Ronaldo falou também que a Fazenda da Esperança João Paulo II continua acolhendo doações em alimentos, roupas e utensílios. Ele informou ainda que outra forma de colaborar é se tornando Padrinho ou madrinha de cada acolhido.

Para maiores informações procurar os voluntários da Fazenda da Esperança na Cúria Diocesana nas quartas feiras, no horário da manhã ou pelo telefone: (83) 3421-2250.

Informações de Maria Joseny – PASCOM DIOCESANA    


Nenhum comentário:

Arquivo do blog