Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vacinação contra pólio e sarampo já atinge 40% da meta em Patos



A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, através do Setor de Imunização, informou que já atingiu o percentual de 40% de crianças vacinadas contra o sarampo e a paralisia infantil, tendo em vista o “dia D” da campanha que aconteceu no último sábado, 8 de novembro, e se estende até o dia 28. 

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização do estado e município, Socorro Guedes, o percentual registrado está dentro do previsto para o município. Das 7.026 crianças de seis meses a menor de 5 anos, já foram vacinadas 2.814 contra a poliomielite (paralisia infantil). Já em relação a vacina contra o sarampo, das 6.248 crianças de 1 a menor de 5 anos de idade, já foram vacinadas 2.516.

“Nossa expectativa é que até o próximo dia 28, consigamos atingir a meta geral que é, no mínimo, o percentual de 95% de cobertura. Todas as unidades de saúde do município estão abastecidas com as vacinas e as equipes preparadas para aplicar as doses”, informou.

Zona Rural

A vacinação na zona rural da cidade de Patos teve início nessa segunda-feira (10). Os agentes comunitários de saúde já estão mobilizados e percorrendo cada comunidade para que todas as crianças possam ser imunizadas.

Outras informações

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo  crianças de seis meses até menores de cinco anos.
A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado. 
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 12,5 milhões de doses da vacina. A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todos estados e no Distrito Federal.

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog