Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Oficinas Interlegis vão levar para Câmaras do Paraná e da Paraíba portal de internet e informatização legislativa

Um Estado no Nordeste e outro no Sul serão os novos focos do Programa Interlegis para disseminar os produtos tecnológicos que apoiam as Câmaras Municipais no objetivo de se modernizar e superar a exclusão digital. Serão três oficinas em novembro e dezembro para treinar servidores das Câmaras Municipais para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e o do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
O treinamento atende a pedido feito pelos senadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Álvaro Dias, do Paraná, empenhados em fazer com que as casas legislativas nos seus Estados tenham seus portais na internet e, com isso, atendam às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação. Na Paraíba, apenas 27% das Câmaras têm portal na internet, segundo levantamento feito pelo Programa Interlegis no início deste ano. Já no Paraná, apesar de o índice ser bem mais elevado, o objetivo é atingir os 40% de casas que ainda não possuem o seu site.
As Câmaras Municipais de Patos e Campina Grande, na Paraíba, serão sedes das oficinas, que pretendem atingir também as cidades vizinhas: do dia 24 ao dia 28 de novembro, em Patos; e de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande. Já no Paraná, a oficina vai se realizar também entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, que deve mobilizar as câmaras da microrregião.  A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para outras.
Programação
Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.
Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.
Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog