Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Municípios participam de capacitação para tratamento do tabagismo


Marivalda Xavier

Aconteceu nesta segunda-feira em Patos-Pb, uma capacitação direcionada a coordenadores da Atenção Básica e Vigilância em Epidemiologia da 6ª Região de Saúde. A qualificação, com o título, “Deixando de fumar sem mistérios”, foi ministrada por Marivalda Xavier, coordenadora regional de epidemiologia.

No treinamento foram trabalhadas quatro sessões: 1 – Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; 2 – Os primeiros dias sem fumar; 3 – Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e por último, Benefícios obtidos após parar de fumar.

Essa capacitação foi oferecida aos municípios que aderiram ao 2º ciclo do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, os quais já estão recebendo a medicação para atender os fumantes cadastrados e que passarão por um processo de conscientização sobre o tabagismo, através de grupos de discussão e vão fazer uso de remédicos específicos, que os ajudarão a abandonar o uso do cigarro.

A partir dessa capacitação os municípios já dão início ao trabalho de conscientização dos fumantes, através de grupos coordenados pela atenção básica, Vigilância Epidemiológica, com apoio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que dispõe de vários profissionais. Um destes é o psicólogo, de extrema importância nesse processo de tentar melhorar a qualidade de saúde da população fumante. “Esses grupos dever ser formados no máximo com vinte pessoas. Parar de fumar é uma tarefa muito difícil, mas é preciso ter a força de vontade”. Comenta Marivalda.

Os fascículos a ser trabalhados com os fumantes apresentam-lhes os benefícios do abandono desse hábito, leva-o a refletir sobre essa prática, sua rotina associada ao tabagismo, além de oferecer uma série de exercícios físico, mentais, práticas saudáveis para se livrar do estresse causado pela abstinência, e como vencer tantos obstáculos. Uma das recomendações para quem pretender parar de fumar é tomar bastante água, intensificar os exercícios físicos, trabalhar a respiração, dentre muitos outros.

Na Paraíba há cerca de 512 mil fumantes. Por ano são registradas 2.500 mortes decorrentes do tabagismo, segundo informações do Inca – Instituto Nacional do Câncer.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog