Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Termina capacitação sobre codificação de causa base de óbito em Patos





Marivalda Xavier, de epidemiologia da 6ª GRS patos

Ângela Aquino, gerente de sistemas da SES

Patos-Pb – Profissionais de vigilância epidemiológica de cerca de 30 municípios da 3ª Macrorregião de Saúde, que abrange as áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel, participaram do Curso de Formação em Codificação e Seleção de Causa Básica de Morte no Uso da Cid-10, capacitação iniciada na última segunda-feira 19 e concluída hoje, sexta-feira, uma realização do Governo do Estado, através das Gerências Executivas de Vigilância em Saúde e Operacional de Reposta Rápida.

O encontro ocorreu no Hotel Fazenda e teve como facilitadora a gerente de sistemas da SES, Josefa Ângela Pontes de Aquino. Ela explicou que os 30 municípios foram escolhidos por serem as localidades que apresentam maior índice de óbitos. O curso trabalhou com a Cid 10 – Classificação Internacional de Doenças. A capacitação dos técnicos permite aos municípios mais qualidade na alimentação do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), conhecer melhor, através da codificação, que doenças mais matam em sua localidade, e consequentemente servir de parâmetros para políticas públicas de saúde que contribuam para melhor qualidade de vida para a população.

“É um curso que depende de muitos conhecimentos e precisa que todos tenham uma padronização de como está sendo feita essa codificação”, explicou Ângela, acrescentando que no curso se trabalha com três livros (Classificação Internacional de Doenças) para seguir as regras corretas de preenchimento do SIM.


Os municípios que têm índice baixo de mortalidade, 4 óbitos por ano, não participam do curso, devendo procurar sua gerência de saúde para ao precisar de ajuda. A mesma capacitação acontece durante a próxima semana, em parceria com o Ministério da Saúde, em João Pessoa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog