Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Capacitação marca Semana de Aleitamento na Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos




A ação é coordenada pelo Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (Nece)
 com apoio da equipe do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle

Várias palestras, com foco na importância nutricional do leite materno, problemas na mama, sobre bebês que recusam o peito, como retirar o leite materno, entre outros temas, vão movimentar a rotina de cerca de 400 profissionais que atuam na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, nesta sexta-feira (23) e no sábado (24). A capacitação ‘Promoção e Manejo Clínico em Aleitamento Materno’, direcionada para todos os funcionários da unidade, foi dividida em duas turmas e será realizada no ginásio de esportes da Faculdades Integradas de Patos (FIP). A inscrição é feita na hora mediante a entrega de um pote de vidro com tampa de plástico que será doado ao banco de leite da maternidade.

A capacitação vai durar o dia todo, com início previsto para às 8h e término por volta das 18h. Segundo a programação, que será a mesma para os dois dias, depois da composição da mesa, a primeira palestra será sobre ‘Aleitamento materno: composição nutricional do leite humano’, feita pela nutricionista, Silvânia Rodrigues de Oliveira. Os temas ‘Como o leite do peito vai para o bebê: Amamentação, sobrevivência infantil e qualidade de vida’, ‘Como promover a amamentação durante a gravidez e após o nascimento do bebê’, ‘Problemas precoces e tardios nas mamas’ e ‘Ductos lactíferos bloqueados’, serão bordados em seguida pelos médicos,  Paulo Sergio Franca de Athayde e Josias Alvares da Nóbrega Neto. Os temas ‘Como iniciar a amamentação’ e ‘Bebês que exigem cuidados especiais’ serão abordados pela  Dra. Salete Maria Andrade Dantas e o   Dr. Umberto M. Lima Júnior.

O treinamento segue com a palestra da Enfermeira, Maria Irla Vanessa Bitú, que vai abordar os temas: ‘Como promover a amamentação durante a gravidez e após o nascimento do bebê’, ‘Como avaliar uma mamada’ e ‘Bebês que “recusam” o peito, encerrando a programação da manhã. Às 14h, a capacitação será retomada, com a palestra da Bioquímica, Faldrécya Queiroz Borges sobre ‘Baixa produção de leite’ e ‘Como retirar o leite materno e alimentar o bebê’. Em seguida, as psicólogas, Wolffraniad Pinheiro Dias de Sá e Tuanny Dantas de Sá vão falar sobre o tema ‘ Como oferecer apoio permanente as nutrizes’. A Assistente Social, Jorlanea Pereira Alves, encerra a capacitação com a abordagem dos temas ‘Como Tornar a sua comunidade Amiga da Criança’ e ‘Como Tornar o seu Hospital Amigo da Criança’.

A Maternidade de Patos que é reconhecida como ‘Hospital Amigo da Criança’ é administrada, desde junho do ano passado, pelo Instituto Gerir, uma Organização Social contratada pelo Governo do Estado, que também responde pela gestão do Hospital de Taperoá.
  
News - Assessoria & Comunicação
Assessoria de Imprensa do Instituto GERIR na PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog