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sexta-feira, 23 de maio de 2014

Feira do Empreendedor recebeu mais de 22 mil visitantes



 Evento ofereceu mais de 300 atividades gratuitas durante quatro dias e superou as expectativas dos organizadores, patrocinadores e parceiros

A Feira do Empreendedor da Paraíba 2014 recebeu 22,3 mil visitantes durante quatro dias (15 a 18 de maio), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa e bateu o recorde do número de visitas e de atividades oferecidas das cinco feiras já realizadas no Estado. O evento ofereceu mais de 300 atividades gratuitas, entre palestras, capacitações, oficinas e apresentações culturais, em uma área de 12 mil metros quadrados, no Centro de Convenções recém-inaugurado. Na praça da alimentação, foram comercializados mais de R$100 mil, pelos sete restaurantes instalados.

A Feira superou as expectativas dos organizadores e visitantes e já é considerada o maior evento de empreendedorismo do Estado. “Esta foi a melhor Feira do Empreendedor já realizada na Paraíba. Estamos na sexta edição no Estado e ficamos muito felizes com os resultados positivos do evento”, disse a gestora da Feira do Empreendedor da Paraíba, Letícia Gadelha.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou o desafio de realizar um evento maior que os anteriores e o resultado desse trabalho. “Realizamos uma Feira do Empreendedor bonita, bacana e com muita informação. Mas, mais importante que isso, é a diferença que as capacitações, palestras e informações farão na vida de cada um dos 22 mil visitantes”, disse.

Durante a Feira do Empreendedor também foi realizada a entrega da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor e o Startup Day, que apresentou e premiou as empresas do Estado desse segmento. Dentre os prefeitos, cinco foram premiados em seis categorias distintas: Melhor Projeto (Douglas Lucena Medeiros – Bananeiras); Lei Geral implementada (Zenóbio Toscano – Guarabira); Desburocratização (Douglas Lucena Medeiros – Bananeiras); Compras Governamentais (Celso de Morais Andrade Neto – Itapororoca); Pequenos Negócios no Campo (Ronaldo Ramos de Queiroz – Gurjão); Novos Projetos: Francisca Denise Oliveira – Cajazeiras.

No Startup Day, a grande vencedora foi a Ouw, uma empresa que oferece para as mães uma plataforma para a realização de chá de bebê virtual. A premiada irá participar do evento nacional da Demo Brasil, no início de junho, recebeu um cheque de R$1 mil e participará da Feira do Empreendedor do Ceará, em Fortaleza.

Além da realização do Sebrae, o evento contou ainda com a participação de patrocinadores e parceiros que, durante os quatro dias, estiveram presentes, apresentando aos visitantes seus produtos e serviços. Do espaço “Oportunidades Rurais” ao espaço “Inovação que transforma”, marcas e instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico do país e com o empreendedorismo colaboraram para a concretização e sucesso da maior Feira do Empreendedor já realizada na Paraíba.

O Governo do Estado foi um dos grandes patrocinadores do evento, através do Empreender Paraíba, Funad, Emater, Emepa, Empasa e Receita Estadual. Durante o evento, o Empreender Paraíba liberou R$ 1,2 milhão em créditos, beneficiando mais de 400 comerciantes de várias cidades do Estado, e atendeu mais de quatro mil pessoas que participaram de palestras e capacitações em gestão de negócios.

“Foram dias intensos de muito trabalho e relação direta com os empreendedores que passaram pelo estande do programa, na feira”, disse o secretário executivo do Empreender-PB, Eduardo Moraes Filho. 

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) também foi um dos patrocinadores do evento e promoveu atividades. “Superou nossas expectativas do ponto de vista da visitação, realização de palestras, workshops, acredito que todos que de alguma forma participaram tiveram essa avaliação”, opinou a coordenadora de Negócios da Fiep, Rosilda Ferreira. 

A Empresa de Correios e Telégrafos também foi patrocinador da Feira e promoveu ainda palestras e capacitações. “A programação do evento foi muito atrativa e isso nos permitiu ter uma grande participação de visitantes. Conseguimos atingir nosso objetivo de divulgar os produtos e serviços dos Correios”, comentou o consultor comercial dos Correios, Manoel Neto.

O Banco do Nordeste e o Banco do Brasil também patrocinaram a Feira do Empreendedor e estavam com stands, oferecendo suas soluções e produtos para os empresários e potenciais empreendedores. “Tivemos contato com diversos públicos e repassamos informações sobre as linhas de crédito e financiamentos disponíveis na nossa instituição”, apontou Alysson Freitas, gerente de Negócios de Pessoas Jurídica do Banco do Nordeste. “Fizemos o melhor negócio que poderíamos que é a aproximação com o público. Feiras como essa nos permitem orientar clientes e potenciais clientes e mostrar que o Banco do Brasil está ao lado do empreendedor”, revelou o assessor de Pessoas Jurídicas do BB, Silvio Feitosa. 

Oportunidades Rurais

O agronegócio teve espaço de destaque na Feira do Empreendedor da Paraíba. Foram oferecidas mais de 120 atividades para o setor no Espaço “Oportunidades Rurais”, que ocupou uma área de 1,5 mil metros quadrados. Durante quadro dias foram promovidas clínicas tecnológicas, palestras, consultorias, exposições, agrotecnologias, além da comercialização de produtos.

“Apresentamos soluções adequadas para quem tem desde uma pequena propriedade, até uma grande extensão de terra. O evento foi muito produtivo, pois teve grande participação de empreendedores nas clínicas tecnológicas, que também conhecerão 20 ideias de negócios rurais em diversas áreas, como apicultura, caprinocultura, piscicultura, floricultura, avicultura, laticínios, aquaponia, hidroponia, dentre outros”, comemorou o gerente da Unidade de Agronegócio e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Paraíba, Franco Fred Correia.

Logo na entrada do espaço, os visitantes puderam assistir a simulações de atividades rurais, mostrando os nove projetos do Sebrae Paraíba para o setor. Em uma enorme tela, projeções exibiam as oportunidades rurais mapeadas pelo Sebrae. O espaço também contou com stands e a parceria do Banco do Brasil, da Embrapa e do Governo do Estado, através da Emater, Empasa e Emepa, da Faepa/Senar.

Orientação empresarial

Para atender a extensa demanda de empresários e potenciais empreendedores, foram montados 24 postos de atendimento, no Espaço Orientação Empresarial. Destes 24 postos, 21 eram de atendimento, quantos os outros três eram para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e a Ouvidoria Sebrae. De acordo com o analista técnico do Sebrae, Alexsandro Teixeira, as principais dúvidas das pessoas atendidas eram com relação a oportunidades de negócio, como melhorar a empresa, como se formalizar, além dos microempreendedores individuais (MEI) que buscaram informações sobre impostos e obrigações.

“Os potenciais empreendedores, aqueles que tinham uma ideia na cabeça, mas não sabiam como implementar, encaminhamos para fazer o plano de negócios e o atendimento do Canvas, que disponibilizamos na Feira do Empreendedor”, explicou Alexsandro. Para orientar os empresários e potenciais empreendedores foi criado um game sobre empreendedorismo, que testava, durante o evento, os conhecimentos do jogador.

Bons negócios

Sete empreendimentos de alimentação participaram da Feira do Empreendedor, expondo e vendendo seus produtos. Na Praça da Alimentação, mais de R$100 mil em produtos foram comercializados, entre os dias 15 e 18 de maio. De acordo com a analista técnica do Sebrae e coordenadora do espaço, Germana Espínola, alguns empreendedores vieram por demandas espontâneas e outros por convites. “O diferencial para expor na Praça era ter um produto que gerasse negócios, antes de vender para público da Feira”, disse.

Segundo o proprietário da Mais Nattural, Johnny Carlos Alves, o estabelecimento dele vendeu cerca de R$ 23 mil nos quatro dias. “Foi muito bom participar da Feira. Fizemos contato com um consultor do Sebrae, que quer transformar nossa marca em franquia”, disse. O restaurante tem apenas dois anos e meio e oferece alimentos naturais com preços acessíveis.

Além dos empreendimentos de alimentação, mais 64 empresas expuseram seus negócios em stands e mostraram diversificadas opções para os pequenos negócios. De máquina de fazer salgadinhos até soluções inovadoras para educação, não faltaram segmentos interessantes para quem deseja investir em novas empresas ou aperfeiçoar e criar diferenciais no negócio que já existe.

A rede de lanchonetes Tartaruga Burguer e o Mister Espetos, ambas de João Pessoa, por exemplo, iniciaram negociações com a empresa paulista Supereficiente, que oferece produtos e tecnologia para acessibilidade. O principal produto da empresa é a impressão em braille, usada para criar panfletos, cartões de visita, cardápio de restaurante ou qualquer outro material impresso. “Vendemos os produtos, mas também a matéria prima e as máquinas para quem quer desenvolver na sua região”, explicou o proprietário da Supereficiente, Nelson Júnior.

Assessoria
Fotos:Marcos Eugênio

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