Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 20 de maio de 2014

Secretários discutem problemas de acesso da população aos serviços de saúde



Aconteceu na manhã desta terça-feira 20 mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão. Os gestores municipais compartilharam os problemas que cada localidade está enfrentando e no final foram tirados alguns encaminhamentos para se tentar as devidas soluções.

A grande pauta da reunião, com ampla discussão, foi o atendimento falho na rede hospitalar, como também na atenção primária, com a falta de acompanhamento e atendimento à comunidade, o que causa superlotação da urgência e emergência, um dever de casa que precisa ser corrigido pelos municípios.

“Houve queixas dos municípios em relação ao atendimento hospitalar de Patos. Vamos convocar os diretores dos três hospitais, Maternidade Dr. Peregrino Filho, Regional Dep. Janduhy Carneiro e do Infantil Noado Leite, além de representação da coordenação dos hospitais estaduais para debateram com os secretários os entraves que estão ocorrendo”, comentou José Leudo, gerente regional de saúde.

A pactuação de marcação de consulta e exames com o município de Patos, que não esteve presente à reunião, também gerou muitas críticas. Pelo novo sistema de regulação os municípios não conseguem vaga nos serviços pactuados com Patos.

“Os municípios possuem suas quotas, mas não estão conseguindo agendar com Patos, apesar das vagas existirem. O Colegiado está entregando ofício à Secretaria de Saúde de Patos para que aponte uma solução. Outro problema com Patos é em relação ao Sisagua. O município coleta água, mas não consegue que ela seja examinada no laboratório de Patos, que é referenciado para fazer essa análise. Esse problema Já dura quase um ano”, diz o presidente da CIRS, Rubens Marques.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog