Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SES aumenta vigilância sobre casos suspeitos de sarampo na Paraíba




A Secretaria de Estado da Saúde, através de sua Coordenação de Vigilância Epidemiológica, vem ampliando ações de notificação e controle do sarampo na Paraíba. Em cima dessa preocupação realiza uma série de encontros com todos os municípios. Hoje, quinta-feira 25, Patos foi sede de uma dessas reuniões, que buscam agilizar o trabalho de notificação dos casos suspeitos, com os participantes de vários municípios sendo orientados a ter mais atenção na notificação, inclusive de dengue, que possui sintomas perecidos com os do sarampo.

Na Paraíba foram notificados mais de 50 casos suspeitos de sarampo, quatro deles confirmados em laboratório. Foi feita a investigação, mas a origem deles ainda não foi detectada.

A coordenadora de Epidemiologia da 6ª Gerência Regional de Saúde, Marivalda Xavier, faz um alerta aos familiares dos jovens que viajaram à Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, para que prestem muita atenção no retorno deles, sendo vigilantes no caso de apresentarem algum sintoma da doença a fim de que ocorra o monitoramento por parte do setor de epidemiologia, que vai ter certeza se é ou não um caso de sarampo.

“É preciso que tenhamos um olhar bastante vigilante sobre essas pessoas que foram para a Jornada Mundial da Juventude, que estão em contato com o mundo. Todas elas que foram para o evento e trouxeram algum doença de ficar vigilantes aos sintomas e levar ao nosso conhecimento para que a gente possa monitorar e ter certeza que não é um caso de sarampo”, diz Marivalda, recomendando a todas as famílias que possuem filho na Jornada, para que tenham certo cuidado para que eles não venham a ter um caso suspeito de sarampo e os profissionais venham a confundir com a própria dengue, cuja sintomatologia é muito parecida.

Sintomas – Os sinais da doença são febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de tosse, coriza e/ou conjuntivite. A principal medida de controle do sarampo para cada caso suspeito notificado é o bloqueio vacinal, que deve ser desencadeado imediatamente (até 72 horas a partir do conhecimento do caso suspeito).


Nenhum comentário:

Arquivo do blog