Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em quatro anos o CRM interditou 118 unidades básicas de saúde na PB


Foto:uirauna.net 
Marcos Eugênio

Péssimas condições de funcionamento, faltam equipamentos, remédios e material de rotina, além da ausência de médicos. Essas são algumas irregularidades constatadas pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), que chegou a interditar 118 unidades básicas de saúde, a maioria do interior do Estado, nos últimos quatro anos. O número é assustador e reflete justamente o sentimento de revolta da população, incansável ao reclamar mais compromisso com a saúde pública.

Só de janeiro a maio deste ano o CRM, com apoio do Ministério Público, interditou 21 unidades de saúde e 18 unidades básicas do PSF. As unidades básicas de saúde, segundo a assessoria do CRM, são o principal alvo do seu departamento de fiscalização. Nesse mesmo período foram realizadas 143 fiscalizações a UBSF e hospitais, apesar do CRM contar apenas com três médicos fiscais, que dividem essa tarefa com suas atividades profissionais no cuidar da saúde da população.

O Ministério da Saúde manda dinheiro aos municípios, mas muitos não aplicam corretamente ou até deixam de aplicar os recursos da maneira correta, na melhoria da qualidade de saúde. Além das transferências normais, o Governo Federal criou programas como Rede Cegonha, PMAQ, que visam fortalecer a rede da atenção básica, ou seja, mais dinheiro para que os municípios melhorem todos seus índices, seja de cobertura vacinal, redução de mortalidade infantil, dentre outros.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog