Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de abril de 2013

Gripe: Em Patos a meta é imunizar 16 mil pessoas




A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira (15) em todo País. Em Patos, a meta é imunizar 16. 863 pessoas, ou seja, 80% do grupo prioritário. Até o dia 26 deste mês, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres, idosos a partir de 60 anos e população carcerária.

“Estaremos prontos para realizar o dia "D" de vacinação contra Influenza que acontece neste sábado. Este ano, o Ministério da Saúde acrescentou aos grupos de risco mulheres com até 45 dias após o parto e portadores de comorbidades (pessoas com doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos em uso de medicamentos, imunodeprimidos, obesos grau III e transplantados), sendo que essas pessoas devem apresentar documentação que comprove o direito à prioridade”, informou a Coordenadora de Imunização de Patos, Socorro Xavier Guedes, lembrando que no ano passado foram vacinadas 90.83% de pessoas em Patos.

Sobre os efeitos contrários a vacinação, Socorro Guedes, destacou que não existe nenhum tipo de problema. “A vacina é um método seguro na ação de prevenção contra o vírus causador da gripe, e não existe nenhum problema contra a saúde do paciente. Só algumas reações, como por exemplo, quem tomou a vacina pode sentir alguma elevação no corpo, ou sintomas parecidos com a gripe, mas são reações normais que desaparecem no período de 48 horas”, explicou.

A vacina é trivalente, isto é, possui composição de vírus similar ao da influenza A (H1N1, H3N2) e Influenza B e visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções causadas pelo vírus influenza. Mas, a Técnica adverte que pessoas em estado febril, com doenças neurológicas e com alergia a ovo, devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

Socorro Guedes falou ainda que após o período da campanha, a vacina será disponibilizada a população. “As pessoas que não se encaixam em nenhum desses grupos podem procurar a Secretaria ou qualquer Unidade de Saúde, após o dia 26, para tomar a dose da vacina”, comentou.

A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas graves e levar à morte. Os sintomas são quase sempre febre, tosse, dor no corpo e secreção respiratória.

Sobre as campanhas de vacinação

Desde 1999, que o Ministério da Saúde passou a distribuir a vacina, gratuitamente, a indivíduos com idade acima de 60 anos, indígenas e portadores de doenças crônicas; anualmente. Em 2011 além deles, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e profissionais da saúde também passaram a integrar esse grupo.

Curiosidade:
Como o vírus da gripe é altamente mutante, a cada ano é disponibilizada uma vacina diferente, contendo novas cepas do vírus. Pelo mesmo motivo, mesmo vacinada, existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver a gripe. No entanto, nestes casos, a doença se apresenta com sintomas bem mais brandos.

Lusângela Azevedo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog