Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comissão de Saúde da Assembléia visita Maternidade de Patos



Comissões Estadual e Municipal visitaram a Maternidade

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba visitou na manhã desta sexta-feira 19 as instalações e serviços oferecidos pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. A comissão veio representada por seu presidente, o médico e deputado Aníbal Marcolino (PEN).

 Ele, acompanhado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patos, percorreu os principais setores da Peregrino, auxiliado pelo diretor geral Ailton Ribeiro, do diretor técnico Paulo Athayde e da coordenadora Gigriola Fernandes. Muitos questionamentos foram feitos à direção da Maternidade, a maioria respondida de pronto e outras serão remetidas para a Comissão de Saúde.

Aníbal considerou oportuna a visita, constatou algumas coisas que já haviam lhe passado como escala incompleta de obstetras, algo que se deve, segundo ele, à escassez desse profissional. Desmentiu a informação lhe repassada que a escala da UTI Neonatal estava descoberta. “Não procede essa informação. Verificamos que a escala está fechada. Inclusive esta é uma lei de minha autoria que garante a toda maternidade-referência possuir uma UTI Neo para garantir assistência à gestante”, enfatizou o deputado.

O atraso de salários de quatro funcionários, que recebiam por outra fonte, e não do Instituto Fibra, este se comprometeu com Aníbal corrigir a falha o quanto antes. O deputado também fez referência ao caso de uma jovem que faleceu na Peregrino Filho recentemente, enfatizando que a Maternidade já abriu sindicância e que tudo será repassado ao CRM. “A gente está sugerindo à direção da Maternidade colocar um banco de sangue nessa sua grande estrutura. A mesma sugestão daremos ao Hospital Regional”, acrescentou, dizendo ser importante esse serviço.

Aníbal disse que Maternidade está funcionando bem, apesar da superlotação devido a sobrecarga das outras cidades, cerca de 90 enviam pacientes para a Peregrino Filho. “Inclusive percebi que esses municípios não dão suporte ao pré-natal como deveriam. Quando o pré-natal não é bem feito geralmente as pacientes já chegam em situação difícil. Acho interessante o Governo do Estado abrir outras maternidades em outros pólos para dar maior tranquilidade no atendimento à mulher”, opinou.

Da Maternidade peregrino Filho as comissões de saúde, estadual e municipal, foram ao Hospital Regional verificar in loco seu funcionamento, o qual teve esta semana sua UTI interditada por falta de médicos. Lá foram recepcionados pela diretora Sílvia Ximenes, que expôs a situação do Hospital Dep. Janduhy Carneiro. Um relatório será elaborado pela Comissão de Saúde da Assembleia e será entregue ao CRM, Ministério Público e ao secretário de Estado da Saúde, Valdson de Souza para que haja novos direcionamentos que elevem a qualidade de assistência à saúde à população sertaneja.  

O diretor técnico da Peregrino Filho, Paulo Athayde, disse que a visita da Comissão foi salutar para que ela pudesse conferir as melhorias ocorridas na Maternidade e o esforço que vem ocorrendo para que os avanços na saúde pública sejam constantes, a exemplo da implantação de novos serviços, da educação permanente, qualificando mensalmente os funcionários, algo que já vem surtindo importantes efeitos, como a satisfação da clientela. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog