Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 17 de abril de 2013

3ª Macrorregião discute política de educação permanente em saúde




Volmir Brutscher, diretor do Cefor.
Aconteceu na manhã desta quarta-feira 17 a abertura de um encontro que reúne secretários de saúde e técnicos da 3ª Macrorregião, que compreende municípios das áreas de Patos, Princesa Isabel e Piancó. O objetivo dessa reunião, que tem sequência nesta quinta 18 no auditório do Itec, é discutir a PNEPS – Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e definir a CIES – Comissão de Integração Ensino – Serviço.


O evento contou com a presença do diretor geral do Cefor – Centro Formador de Recursos Humanos, Volmir Brutscher, que fez uma análise situacional do PNEPS na Paraíba e a Organização da Gestão Estadual para sua efetivação e acompanhamento.

Brutscher deu ênfase à série de cursos que são ofertados pelo Governo do Estado, que deverá ter sua própria escola para qualificar de forma permanente os profissionais de saúde. Outras palestras aconteceram nesta quarta, com Mônica Sampaio de carvalho, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), que falou sobre aas Expectativas e vislumbres à PNEPS.

Sandra de Lourdes Teixeira, coordenadora da CIES, explanou sobre a Construção da CIES na 3ª Macro: Dificuldades e Avanços. Houve também a eleição da Comissão de Integração Ensino-Serviço. Nesta quinta-feira 18 serão formados três grupos para revisitação do Plano de Ação Regional para Educação Permanente em Saúde (PAREPS). Nas discussões das propostas existentes no Plano os grupos vão dizer se elas sofrerão ou não alteração, podendo novas propostas ser inseridas.

PNEPS – A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde está prevista na Constituição Federal, sob responsabilidade do SUS dar direcionamento, considerando as especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog