Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SAMU de Patos será acionado no CRM e Ministério Público


Revoltado com o tratamento dispensado pelo SAMU de Patos a um jovem, vítima de acidente no último sábado 14, o médico Edivan Benevides, plantonista do Hospital regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, informou à imprensa estadual na manhã desta segunda-feira 16, que denunciará o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência desta cidade por negligência junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério Público e à regulação do serviço no Estado.

A revolta do referido médico teve início quando sábado o Janduhy Carneiro recebeu um paciente vítima de acidente, o qual estava com cinco costelas fraturadas e precisava de cuidados especiais, já que em Patos não há cirurgião toráxico. O Hospital requisitou do SAMU uma viatura USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI) para transferir o paciente para o Trauma de campina Grande. Na regulação do SAMU Patos informaram que só o coordenador, Pedro Augusto, poderia liberar o veículo. Mandaram então uma unidade básica, com apenas um técnico e o condutor. O adolescente acabou falecendo no percurso para Campina Grande.

Dr. Benevides disse que uma médica que estava de plantão no SAMU foi ao Hospital e disse que não caso que precisasse da UTI móvel. Na mesma noite houve a necessidade de outra transferência, também negada e ontem, domingo o fato se repetiu, mas a médica da urgência de Patos, no contato com a regulação do SAMU de Patos avisou que tudo estava sendo gravado, foi então que liberaram a ambulância. “Diante desses casos vou levar todos os encaminhamentos, laudos e apresentar ao CRM, MP e à Regulação do Estado para tomar providências. Não entendo se há conotação política. Nós médicos estamos apenas preocupados em atender os pacientes”, desabafou Benevides. 

Ele explicou que hoje o Hospital de Patos fechou todos os plantões, já que de oito a onze médicos se afastando, especialmente por serem candidatos e não podiam dar expediente na saúde, e havia muitos plantões abertos, gerando dificuldades para a população, porém médicos de João Pessoa e Campina cobriram esses plantões. “Não há mais falta de médico na urgência, mas estamos tendo dificuldade de lidar com o SAMU local, que está tentando dificultar nosso trabalho”, acrescentou. 

Diante essas informações que chegaram à redação, procuramos o coordenador do SAMU Patos, Dr. Pedro Augusto, que explicou que só se pronunciará depois de uma reunião com sua equipe a acontecer na tarde de hoje.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog