Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Peregrino Filho capacita enfermeiros para UTI adulto


Dentro da proposta de educação continuada, a Maternidade Peregrino Filho de Patos (Hospital Amigo da Criança) deu início nesta quinta-feira 19 a um importante trabalho de qualificação da sua equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem com ênfase em UTI adulto, promoção do Governo do Estado, Instituto Social Fibra com realização do CEAG (Instituto Educacional de Ensino). No primeiro módulo, que será concluído na próxima terça-feira (24) participam cerca de 150 enfermeiras e técnicas de enfermagem, em um total de 50 horas. 

O próximo módulo, que terá como facilitador um especialista de São Paulo, ainda não tem data confirmada. A facilitadora desse módulo é a enfermeira Fátima Braz, que em sua vasta experiência profissional está a de coordenadora de implantação de educação continuada em vários hospitais de São Paulo e docente de disciplinas como ética, administração em Enfermagem e mestrado em Saúde Coletiva. 
 
Na abertura do curso presenças da diretora do Hospital Regional de Patos, Sílvia Ximenes, do gerente regional de Saúde, José Leudo, do diretor de assistência da Peregrino Filho, Rogério Nunes, Cesar Augusto, presidente do CEAG e de Gigriola Fernandes, coordenadora de enfermagem da Maternidade.

Atualizar conhecimentos teóricos e práticos, dar oportunidades às equipes de UTI de usufruir das modernas técnicas, sejam através de conteúdo presencial ou mídias online, cujo objetivo final é oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado à clientela do SUS que busca os serviços da Peregrino Filho. Este é o principal objetivo dessa qualificação. 

Fátima Braz apresenta toda a organização, estrutura, parâmetros de funcionamento da UTI e o processo de trabalho desenvolvido pelos profissionais que atual na Unidade Terapia Intensiva. Dentro desse eixo fará, ao longo da capacitação, ampla explanação em torno da resolução RDC Nº 7 de 24/02/2010 que estabelece os padrões mínimos de funcionamento da UTI, visando reduzir riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente.

Rotinas, normas técnicas, prevenção e controle de infecções, a política nacional de humanização (Humanizasus), direitos e deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde, são alguns dos inúmeros tópicos abordados neste módulo. 
Rogério e Cesar Augusto
O presidente do CEAG, Cesar Augusto, disse que o processo continuado de educação é uma necessidade constante, pois está vinculado ao desenvolvimento de todas as dimensões do indivíduo e que, por isso mesmo, o conteúdo da capacitação são bastante atuais, dá maior aprimoramento aos profissionais, estimulando suas aptidões. “Diante o conhecimento adquirido teremos profissionais mais qualificados, humanizados para atender a população”, comentou Cesar. 

Sobre a agenda de novos cursos de educação continuada, o diretor de assistência da Peregrino Filho, Rogério Nunes diz que a instituição está fazendo um estudo das necessidades da Maternidade para que todo seu corpo clínico possa ampliar seus conhecimentos e pô-los em prática junto aos usuários.

Fez uma avaliação bastante positiva desse período da Fibra na administração da Maternidade. Citou como importantes avanços a abertura da UTI materna, podendo fazer abertura já no próximo mês da UTI neonatal, o que favorecerá de forma bastante positiva no atendimento a toda região de Patos. 

Rogério lembrou também os serviços de mamografia e de raio-X já iniciados pela Peregrino Filho. “Os municípios da região da estão sendo contatados pela 6ª Gerência Regional de Saúde para que regulem e enviem as mulheres com mais de 40 anos, as que precisam de mamografia para cá. É importante que essas mulheres que precisam do exame tenham em mãos o pedido médico, documento que garante o serviço”, comentou Rogério.

O Instituto Fibra e o Governo da Paraíba pactuaram metas para atender em torno de 25 a 30 mamografias/dia, podendo chegar a 400 exames/mês, sendo a Peregrino Filho pioneira em toda a região ao oferecer esse exame de mama via SUS.

O gerente da regional de saúde, José Leudo, disse que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de alta complexidade, a mais moderna do Sertão nordestino, tem papel preponderante para a saúde de nosso Estado. Citou a Rede Cegonha como um programa bastante avançado de acessibilidade à mulher, que terá maior segurança do pré-natal, parto e assistência a seu filho de até dois anos.

Assessoria 6ª GRS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog