Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SES oferece curso para diagnóstico da tuberculose


Dados acumulados de 2010 e 2011 mostram que na Paraíba quase três mil doentes com tuberculose, mais precisamente 2.868. Os números podem ser maiores, haja vista a deficiência existente na no diagnóstico da doença através da baciloscopia, exame presente da rotina do SUS, feito a partir da análise de amostras de catarro do doente. Nessa preocupação a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do LACEN – Laboratório Central está oferecendo a oficina para Avaliação da rede de Laboratório no Diagnóstico da Tuberculose, que acontece nesta terá e quarta-feira no auditório da 65ª Gerência Regional de Saúde, em Patos. 

Foram convidados para a capacitação coordenadores de vigilância epidemiológica, apoiadores de tuberculose, atenção básica, técnicos de laboratórios, gerentes e apoiadores dos 24 municípios que compõem a 6ª GRS. A oficina será ministrada por Lúcia Cristina e Marta Brasileiro, ambas do setor de bacteriologia e da tuberculose do LACEN.

Os participantes irão trabalhar na identificação do sintomático respiratório (pessoa que apresenta tosse por mias de três semanas); realizar o diagnóstico precoce através da baciloscopia  e iniciar o tratamento imediato. Na programação também identificar a situação epidemiológica da tuberculose na Paraíba, como também dos municípios representados no evento que faz parte do plano de educação permanente do Governo do Estado; cálculo das metas programadas para 2012. 

Os números identificados serão importantes para confrontar com as previsões do Ministério da Saúde e orientar as campanhas preventivas e de busca ativa por pacientes. Na região de Patos existem 28 pessoas recebendo tratamento da tuberculose, 20 delas nesta cidade. 

Na quinta-feira à tarde haverá uma visita técnica de monitoramento ao laboratório do Centro de Saúde Frei Damião de Patos e na manhã de sexta-feira 20 ao laboratório municipal de Santa Luzia.

Municípios que vão participar da capacitação:
Patos, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D´água, Malta, Matureia, Passagem, Quixaba, Patos, Santa Luzia, Condado, Salgadinho, Santa Terezinha, São José de espinharas, São José do Sabugi, São Mamede, São José do Bonfim, Teixeira, Várzea e Vista Serrana. 

Principais sintomas da tuberculose:
Tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue (Hemoptise) e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog