Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Funes abre semana cultural homenageando produtores locais



Marcos Eugênio
 
 
 
 
 
 
 
A Fundação Ernani Sátyro (Funes), de Patos, abriu na noite desta segunda-feira 05 a Semana de Cultura e Arte de Patos. O evento contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Francisco César Gonçalves (Chico César), representantes de diversas entidades e produtores culturais. Vários deles foram homenageados com a comenda Mérito Cultural Governador Ernani Sátyro, a exemplo de Izabela Fernandes (música), Ítalo de Oliveira (música), Grupo Musical Conversa Afinada, Márcia Souto (teatro), Francisco Amaral (teatro), Festival Cinema com Farinha (cinema), Ana Júlia (saxofonista), Maria Edilene (ativista cultural).

O presidente da Funes, José Lacerda, teceu comentários sobre a importância da cultura em nosso dia a dia e da Fundação ao organizar um evento que busca a valorização da produção cultural regional e reconhece os talentos da terra. Falou da atenção do Governo do Estado na ampliação da abertura para a população participar mais ativamente dessas manifestações artísticas.

Citou a visita feita ao município de São José de Espinharas na tarde desta segunda acompanhado do secretário Chico Cesar, a fim de conhecer um imóvel histórico da família Sátyro que está prestes a ser doado ao Governo para instalação de um Centro Cultural. Anunciou que uma Equipe do IPHAN irá a São José para avaliar o imóvel.

O secretário Chico César enalteceu o reconhecimento pela Funes aos produtores culturais de Patos. É muito gratificante para o artista ser reconhecido em sua terra”, enfatizou o secretário. Mas ele não se limitou a esse comentário e frisou a importância de parcerias com o município para fortalecer a cultura local. Disse que é interessante que Patos tenha uma secretaria de cultura atuante, que possa procurar o Estado, o Governo Federal como parceiros para o desenvolvimento cultural local.

César lembrou os editais de incentivos à cultura lançados pelo governo estadual e lamentou que Patos tenha inscrito apenas seis projetos em um universo de mais de trezentos na Paraíba, para tentar os recursos provenientes da lei que estimula a produção cultural. 

A Semana de Cultura e Arte da Funes seguirá até a próxima segunda-feira 12. Diversas apresentações culturais, workshops, dana, teatro, cinema, documentários, música, oficinas de canto, seminário da consciência negra, shows em praça pública vão movimentar a cidade de Patos ao longo desta semana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog