Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudante conquista medalha de bronze na Olimpíada de Português em Natal (RN)


A estudante de Patos, Anna Carolyne Gomes Lucena, de 15 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Permínio Wanderley, localizada no distrito de Santa Gertrudes, conquistou a medalha de bronze na semifinal da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada de 5 a 7 de novembro, em Natal, Capital do Rio Grande do Norte. Atualmente, a aluna cursa a 9ª série, sendo orientada pelo professor José Carlos Costa Xavier na disciplina de língua portuguesa.

“Foi uma experiência única. Na realidade só as pessoas que se engajaram no evento, que é de nível nacional, podem identificar que nós estamos muito felizes pelo resultado. Isso significa dizer que estamos entre os 125 melhores textos do Brasil numa olimpíada onde participaram 3 milhões de alunos”, disse o professor José Carlos.

O evento reuniu os classificados de todos os estados brasileiros, no gênero crônica. A estudante Anna Carolyne conta como surgiu a ideia da narrativa da crônica. “Quando recebemos o tema seria para narrar o lugar onde a gente vive. Então eu introduzi fatores no texto que identificasse a região nordeste, e especificamente a cidade de Patos. Tinha que ser um título que despertasse a curiosidade do leitor, por isso que escolhemos O dia em que roubaram o sol do Sertão”, relata Anna Carolyne.

A estudante conta que a crônica narra à vida de um homem que morava numa pequena fazenda e trabalhava na cultura da colheita do feijão juntamente com sua família - como acontece na região nordestina - e que o mesmo não tinha conhecimento do que era um Eclipse. “Ele ouviu no rádio que os raios do sol iriam ser interceptados, e com isso, ele começa a fantasiar que alguém roubaria o sol. O homem fica assustado, mas no dia seguinte quando acorda ver o sol por uma brecha da janela e exclama no meio do terreiro: Oxente, ainda bem que esse cabra tava errado, pois o sol tá de novo alumiando o céu do meu sertão”, encerra a estudante.

Já a supervisora da escola José Permínio Wanderley, Mirany Nunes de Oliveira Souto, destacou o trabalho orientador do professor José Carlos Costa Xavier. “Foi um trabalho belíssimo onde a gente contou com o empenho do professor José Carlos, e todos estão de parabéns, principalmente a aluna Anna Carolyne, que construíram esse resultado num evento de grande porte promovido pelo Ministério da Educação”, finalizou Mirany. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Para a secretária municipal de educação de Patos, Adalmira Marques Cajuaz, o momento é de muita felicidade pelo empenho de toda equipe da escola José Permínio Wanderley, na Olimpíada de Português. “A gente fica muito feliz pela aluna Anna Carolyne, pelo professor, pela escola; todos estão de parabéns. Nossos alunos vão mostrando os valores que eles têm e os resultados aí estão para comprovar o que vem sendo feito a cada dia para melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas municipais de Patos”,  comentou Adalmira.

A Olimpíada de Português é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog