Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 24 de julho de 2011

Autoestima

Inácio A. Torres (colaborador do garimpandopalavras)

Fomos convidados e, com muita honra, aceitamos ao convite para paraninfarmos as turmas dos cursos de Enfermagem, Ciências, História, Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. Pela significação do evento, publicamos nesse espaço o discurso que proclamamos naquela ocasião. Leiam e façam seus comentários.

 DISCURSO PARA OS FORMANDOS DA UFCG CAMPUS DE CAJAZEIRAS

Queridos afilhadas e afilhados!

Antes de vir até aqui para abraçá-los e celebrar esse momento, instante de confluência da saudade com a lembrança, pensei bastante e me perguntei: o que devo dizer?
Sem hesitar, pensei comigo mesmo: repetirei aquilo em que continuo acreditando e pregando dentro e fora da academia. Por isso, a seguir,  expressarei algumas reflexões e atitudes nas quais ponho a crença de que lhes sejam úteis na vida pessoal e profissional.
1. Não se conformem só com a graduação. Na academia, ela é apenas o primeiro degrau. Os que desejam verdadeiramente evoluir na profissão e na vida precisam cursar uma especialização, um mestrado, um doutorado ou outros cursos quaisquer – de boa conceituação – que melhorem a qualificação.
2. Sempre valorizem e defendam a profissão escolhida. Se vocês realmente a escolheram através de uma aproximação ponderada, de uma afinidade cautelosamente construída; e se vocês foram movidos por uma sensibilização correta, com certeza, ela – a profissão - será parte presente em todo o repertório de suas vidas.
3. Lembrem-se de que a tendência atual da educação é estudar em todo o ciclo da vida, da infância à finitude,  atualizando-se sempre.
4. Trabalhador - da educação e da saúde - de futuro é o que estuda com determinação os assuntos profissionais, comunica-se em mais de um idioma, viaja sempre que possível para dentro e fora do país, maneja bem a ferramenta da informática e mantém-se sempre bem instruído.
5. Em verdade, digo-lhes: o mercado de trabalho modificou-se e, em algumas áreas diminuiu ou até desapareceu, mas haverá sempre espaço para os trabalhadores da educação e da saúde que tenham competência e habilidade e que atendam ao perfil das exigências do mundo contemporâneo.
6. Construam o seu conceito pessoal e de trabalhador da educação e da saúde, fundamentando-se na humanização, na consciência profissional, na justiça e na eticidade. O sucesso e a prosperidade com o tempo virão!
7. Ninguém consegue o triunfo solitariamente. Com vocês, não fora diferente. Para chegarem aqui vocês tiveram o apoio de suas mães, de seus pais, de suas irmãs, de seus irmãos, de seus cônjuges, namoradas e namorados, amigas e amigos, portanto é justo e valioso repartir com todos eles essa grande vitória.
8. Não se preocupem com a relevância social, o conceito ou o status de outras profissões e de outros profissionais, executem bem suas atribuições, suas funções e, no futuro, por justiça e mérito, tudo isso lhes será garantido, e retribuído com o acréscimo do reconhecimento daqueles usuários dos serviços onde vocês atuarão, algo que se constitui no bem maior e mais saudável para todos aqueles que dignamente exercitam a sua profissão.
9. Sejam trabalhadores da educação e da saúde bem articulados dentro e fora do seu serviço. Colaborem com o controle social, com a comunidade, façam parcerias com os gestores, saibam negociar situações conflituosas, nunca se esqueçam da instituição na qual se profissionalizaram e tão pouco de todos os seus professores; da educação infantil, ensinos fundamental e médio e da graduação; pois todos eles contribuíram para que vocês chegassem até aqui.
10. Por fim , nunca esqueçam  de que a atenção em educação e em saúde torna-se eficaz quando é construída sob a égide da inclusão social, da humanização, da equidade,  da integralidade e da universalidade. E, mais ainda: quando os trabalhadores dessas áreas buscam transformar seus atos profissionais em atitudes políticas capazes de, corajosamente, promover a dignidade humana, a justiça, autonomia, ética e a cidadania nos âmbitos da família e da sociedade. Recebam todos a minha saudação afetuosa e que Deus esteja sempre com vocês protegendo-os, encorajando-os e conduzindo-os na vida e na profissão escolhida. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog