Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de março de 2011

Paraíba é o estado nordestino que menos investe na prática esportiva

A Paraíba é o estado nordestino com maior índice de municípios sem projetos voltados para a prática esportiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 22% dos municípios paraibanos não contam com nenhum projeto de incentivo ao esporte e à prática de exercícios físicos. O estado nordestino mais bem colocado neste ranking é o Ceará, com apenas 5% dos municípios sem ações voltadas para esta área.

Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, esses números são importantes para a discussão sobre políticas públicas voltadas para o esporte e lazer por todo o Estado. “Quando conversamos com os prefeitos do interior sentimos grandes dificuldades que eles enfrentam nessa área. Os equipamentos para a prática esportiva nas cidades pequenas estão em péssimo estado. Encontramos muitos projetos paralisados, vamos tentar mudar isso”, explicou.


Para conhecer melhor a realidade estadual, o secretário planeja, em parceria com a Secretaria de Educação, visitas às 12 regiões educacionais do Estado durante os jogos escolares. “Acreditamos que até o final de março teremos um panorama muito melhor das necessidades de cada município”, comentou o secretário, ressaltando que, no segundo semestre, acontecerá a primeira Conferência Estadual de Esportes, onde se discutirá esses assuntos.


Na Capital


Seguindo na direção contrária, a cidade de João Pessoa se destaca como a sexta capital do Brasil onde mais se pratica esportes, segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde. Os dados de 2009 informam que 17,9% da população adulta da cidade está envolvida em alguma atividade esportiva. A capital paraibana está atrás de Vitória, no Espírito Santo (21,2%), Brasília, no Distrito Federal (20,6%), Florianópolis, em Santa Catarina (19,9%), Macapá, em Amapá (19,5%), e Maceió, capital de Alagoas (18%), no quesito prática de atividades físicas.


Diversos projetos incentivam as práticas esportivas na Capital, entre eles o “João Pessoa Vida Saudável”, que mobiliza 3 mil pessoas todos os dias em 15 praças da cidade. A ação consiste em incentivar e educar a população sobre a prática de exercícios físicos e mudanças de hábito para melhorar a qualidade de vida, segundo a coordenadora do projeto, a educadora física Ellen Correia.


O projeto começou em 2006 com a proposta de combater os altos níveis de obesidade apresentados em João Pessoa na época. Ela explica que as atividades começam cedo nas 15 praças envolvidas no projeto todos os dias. “Às 5h30 já estamos nas praças para fazer exercícios junto à população e vamos até as 8h. À tarde, às 16h30 começa a segunda bateria de aulas”.


Além da prática de exercícios, o programa abrange discussões sobre alimentação e qualidade de vida. São mais de 30 professores de educação física envolvidos, dando aula por toda a cidade.


Hoje, no Brasil, cerca de 50% da população sofre com sobrepeso. Mais de 12% dos homens são obesos. Com as mulheres, os números são piores. Cerca de 16% delas sofrem de obesidade. No Nordeste, a situação é um pouco melhor, pois 44,4% dos homens e 40% das mulheres sofrem de sobrepeso e 7,9% dos homens e 6,9% das mulheres, na região, são obesos.

paraiba1 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog