Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hospital luta para oferecer novos leitos


A demanda por leitos na rede hospitalar de Patos nos últimos anos tem sido uma verdadeira pedra no sapato para os gestores públicos, que vêem a procura, a necessidade de espaços para internamentos sempre crescentes sem que a oferta acompanhe.

Hoje uma das principais metas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro é justamente diminuir essa diferença para evitar as famosas transferências para outros municípios, o que ocasiona desconforto para pacientes e familiares, sem contar o risco de uma viagem longa. Um bom exemplo dessa deficiência é sua UTI, que possui apenas oito leitos, com o pronto-atendimento recebendo usuários de cerca de 50 cidades. Na urgência e emergência do HR são atendidas mais de 6 mil pessoas/mês, com picos de até 9 mil/mês, o que contribui para uma “disputa acirrada” por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva. O número de leitos da UTI será ampliado, como também há a necessidade de abertura de uma semi-UTI, já que a sala vermelha tem que seguir os protocolos e fazer apenas os serviços de urgência.

Esta semana a direção do Regional conseguiu por empréstimo junto à Maternidade Peregrino Filho seis camas novas, com controle totalmente digital que permite ao profissional de saúde ou até mesmo o paciente ajustar a cama para mais de dez posições, a que melhor lhe convier, sem a necessidade de fazer esforços, apenas com um toque no painel que fica ao seu lado. A reposição das camas da Maternidade já está sendo providenciada através de um pedido junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Logo que forem liberadas serão repassadas para a Peregrino Filho. 

A chegada dessas camas teve como propósito mobiliar mais uma enfermaria reformada, que atende as novas normas da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), com amplo banheiro com acessibilidade, guarda-volume, lavanderia, purificador de água. Além disso, todas as enfermarias estão sendo dotadas de TV LCD, cadeiras do papai, um certo conforto, necessário, para quem realmente precisa permanecer no hospital, seja paciente e acompanhante. Tudo isso está dentro do que preconiza o Ministério da Saúde no humaniza SUS. 

A Agevisa já aprovou também três projetos de reformas de ampliação no Hospital Regional de Patos: nova sala amarela, endoscopia e na Central de Material e Esterilização, que terá que será ampliada para receber uma autoclave (máquina que esteriliza os instrumentos médicos-cirúrgicos), com uma potência cinco vezes mais que a atual.  

Outro projeto do Janduhy Carneiro é climatizar todas as enfermarias. Mas, primeiramente, segundo o diretor e médico urologista, Eliseu de Melo, é preciso trocar o transformador de energia, que não tem mais potência suficiente para atender essa nova demanda de força elétrica.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog