Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de março de 2011

Melhoramento genético amplia AMPLIA PROGRAMA BERRO EFICIENTE.

Criado de uma parceria entre a secretaria de agricultura e a Prefeitura Municipal em junho de 2009 - através da introdução de dois reprodutores caprinos de linhagem leiteira da raça Alpina Britânica nos rebanhos dos agricultores municipais - o Programa Berro Eficiente vem sendo melhorado geneticamente de uma forma constante.

E ainda vivendo a mudança proporcionada pelos caprinos que deram início ao programa a gestão municipal, visando o enriquecimento do trabalho que vem sendo realizado através do Berro Eficiente adquiriu com recursos próprios mais três reprodutores de origens ibérica portuguesa e espanhola, sendo dois da raça Murciana Granadina e um da raça Graúna; nativa do nordeste, mas de origem portuguesa descendente da cabra charnegueira.

Para Luciano Bezerra, o Programa que funciona em forma de empréstimo dos reprodutores aos criadores de caprinos do município por um tempo determinado, além de estar atuando na busca de melhoramento genético, prevê um aumento na produção de leite e a criação de uma raça regional.

“O intuito do trabalho neste programa que agora tem outra denominação, Programa Berro Eficiente Gênese, é aumentar a produtividade de leite, gerar mais crias por gestação, e zelar pela rusticidade. Também deveremos criar uma raça regional com o nome de Quixaba, seguindo o exemplo de cidades como o Piauí que tem a raça Gurgueia. No nosso caso, as três raça que vão formar uma nova, tem características semelhantes a planta Quixabeira, que possui madeira e frutos pretos e bastante rusticidade, assim como os animais, que são escuros, apresentam forte resistência ao nosso clima e são ótimos reprodutores.”; explicou o engenheiro agrônomo e secretário de agricultura.

Amanda Pereira  (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog