Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Outubro Rosa: Quixaba se mobiliza contra o câncer






Hoje a população de Quixaba, município localizado a 13 Km de Patos, deu as mãos em prol de uma importante atividade de conscientização para a saúde da mulher, o Outubro Rosa, ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida na Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira.

Vários serviços foram oferecidos às mulheres, como realização do exame de mamas, citológico, glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, atividades físicas, atendimento médico e palestra com o Grupo Amigas Viva a Vida, com Gerúsia Delfino e o médico Miguel Arcanjo.

A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando nos últimos anos o trabalho de prevenção ao câncer de mama. Uma das iniciativas tem sido pela conscientização, com palestras, encaminhando as mulheres para a realização da mamografia, feita na Maternidade Dr. Peregrino Filho, segundo informa o secretário da pasta, José Francisco Segundo.

Ele explica que a atenção básica do município sempre tem lutado, com a população parceira, para que as campanhas de saúde atinjam seus objetivos e, não apenas o câncer de mama, útero, mas todos os males que possam vir a atingir a população são combatidos com muita prevenção.  “Já estamos trabalhando também na organização da programação do Novembro Azul, campanha que prioriza ações de saúde ao homem, em especial levando a este a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens.


Gerúsia Delfino falou do trabalho que o grupo Amigas Viva a Vida vem desenvolvendo no apoio às mulheres vítimas de câncer. Destacou algumas conquistas do grupo, como fazer com que o mamógrafo da Peregrino Filho, que há anos estava encaixotado, viesse atender a necessidade das mulheres, Outro ponto alto da luta foi a construção da Casa de Apoio às pacientes com câncer, fruto de parceria com o governo municipal e iniciativa privada e a unidade de oncologia de Patos, que será referência no tratamento de câncer para toda a região.  

Ao final da programação foi oferecido um lanche a todas as mulheres e profissionais de saúde presentes. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog