Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

UBS Jardim Queiroz realiza atividades voltadas à saúde do homem



A Unidade Básica de Saúde Jardim Queiroz, está realizando durante toda esta quinta-feira (06), das 07h às 11h, e de 13h às 17h, atendimentos específicos voltados ao público masculino. A ideia é intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo.

Na noite de ontem, quarta (05), o médico urologista, Antônio Segundo, proferiu uma palestra educativa na igreja Maria Madalena, no bairro Jardim Queiroz. A atividade que foi organizada pela UBS Jardim Queiroz, contou com uma boa participação dos homens da localidade.

“Tendo em vista a campanha Novembro Azul, este mês nós intensificamos as palestras educativas e os exames de prevenção a essa doença. A Secretaria Municipal de Saúde está agendando várias atividades alusivas à campanha na tentativa de atender todas as áreas da cidade. Vale lembrar que, o câncer de próstata sendo diagnosticado no início, as chances de cura são de noventa e cinco por cento. Por isso, quero ressaltar que esses homens busquem as unidades de saúde durante todo o ano, não apenas durante este mês”, explicou o médico urologista, Antônio Segundo.

A enfermeira da UBS Jardim Queiroz, Ana Kely Dantas, lembrou que nesta quinta-feira, está sendo oferecido atendimento com o médico urologista, atendimento odontológico e de enfermagem. “Estamos de portas abertas para atender a demanda que surgir, mas quero reforçar que durante todo o ano nós ofertamos atendimento à saúde do homem”, disse.

José Ferreira, usuário da UBS Jardim Queiroz, destacou a qualidade dos atendimentos e convidou os homens para participar. “O atendimento está sendo feito com muita responsabilidade. Vou procurar saber dos meus colegas para eles procurem a unidades de saúde e se previnam contra essa doença”, comentou.

Na cidade de Patos-PB, a Secretaria Municipal de Saúde está engajada no planejamento e execução de ações para este mês, visando a intensificação dos serviços de saúde voltadas ao público masculino.

Na sexta-feira, dia 21 de novembro, acontecerá uma atividade voltada à Saúde do Homem na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). Estarão realizando atendimentos os médicos Dr. Jucélio (proctologista) e Umberto Joubert (clínico).

Outras ações alusivas à campanha estão sendo organizadas para serem desenvolvidas durante o mês de novembro.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog