Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Muitos assuntos na pauta da sessão da Casa Juvenal Lúcio de Sousa


Lúcia de Fátima



Nadi em primeiro plano


A sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, desta terça-feira 04, trouxe à discussão diversos temas inerentes ao cotidiano da população local.

A presidente do Legislativo patroense, Nadi Gerlane abriu a sessão dando ênfase à necessidade de se resolver o problema das denominações de ruas, um antigo problema de moradores de diversas localidades da cidade, que sofrem por não terem endereço cadastrado para receber correspondências, movimentar contas em banco, dentre outras dificuldades. Para isso a comissão parlamentar que trata desse assunto se reunirá com o pessoal dos Correios para dar celeridade no cadastramento das já denominadas. A ideia é que novos projetos sejam votados somente após o mapeamento preciso dos respectivos logradouros.

Jefferson Melquíades, primeiro a usar a tribuna, concordou com Nadi e disse ser preciso resolver essa questão. Também direcionou sua fala em relação à crise de abastecimento de água. Elogiou o trabalho realizado pela gerência regional da Cagepa, na pessoa de seu gerente, funcionário de carreira, Maciel Damascena. O vereador deu ênfase à estiagem que castiga diversos municípios paraibanos, inclusive da região de Patos, mas que, pelo planejamento, controle com dias alternados na distribuição de água pela Cagepa, os problemas foram minimizados.

“Mesmo que não chova existe a garantia de oferta do precioso líquido para Patos até junho de 2015”, informou. Jefferson disse que Patos não enfrenta racionamento, como muitos dizem pela cidade, justamento devido ao excelente gerenciamento dos recursos hídricos pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba. O colega Inácio de Gelo lamentou que ainda sejam construídas casas na cidade sem a existência de caixas de água, equipamento de grande valia no enfrentamento ao problema da estiagem.

Jefferson teceu críticas à demissão logo após as eleições pelo Executivo de 150 pessoas que trabalhavam em regime de contrato para o município. Disse que antes das eleições as pessoas foram iludidas e logo depois demitidas de forma covarde. Sales Junior falou da contenção de despesas como motivo que originou a demissão em massa, como cita Jefferson.

O líder do governo na Câmara, Maurício Alves, rebateu justificando que não houve demissão e sim fim de contrato, que todos sabiam até onde iria esse período. Enfatizou que também que não procede a informação de contenção de despesas por parte da administração municipal, apenas o fim do contrato temporário.

A violência contra a juventude foi levantada pela vereadora Lúcia de Fátima (Lucinha), convidando a todos para audiência pública agendada para o próximo dia 19, momento em que será discutida a problemática de tantos homicídios cometidos contra os jovens. Enalteceu a importância do programa “Juventude de Vida”, idealizado pelo governo federal, que visas prevenir violências contra essa faixa etária da população.

Inácio de Gelo inseriu sua fala no discurso de Lucinha para pedir que fossem convidados não apenas os clubes de serviços para a audiência, mas todos que fazem parte da segurança pública. “Não adianta a gente discutir violência contra a juventude se não cuidar de nossas fronteiras, por onde entram as drogas, que são responsáveis por 99% das mortes de jovens”, enfatizou.

Já o vereador Toinho Nascimento trouxe à tona um velho problema de Patos: grande número de animais soltos em vias públicas. Citou o Cemitério São Miguel, que se tornou um verdadeiro criatório de gatos, o que está causando grande desconforto aos visitantes.

A presidente do Legislativo, Nadi Gerlane, pediu que fosse apresentado requerimento solicitando a APPA – Associação Patoense dos Protetores de Animais ajuda no recolhimento desses animais e falou da subvenção que a entidade filantrópica recebe da Prefeitura, R$ 2 mil para ajudar no cuidar dos animais abandonados.

Sales Junior explicou que a Prefeitura é que deve ser questionada sobre a presença de tantos gatos em vias públicas, no Cemitério. Disse que a APPA tem muitos gastos e não teria como cuidar de tantos animais que perambulam pela cidade. Citou que só com ração a entidade gasta R$ 1.900,00 mensalmente, fora medicação e outras despesas. Também questionou a não concretização da construção do Centro de Zoonoses, pelo o qual se daria olhar diferenciado para esse problema.

Ajuda para a APPA

Jardelson Pereira também cobrou pelo Centro de Zoonoses. A vereadora Nadi explicou que não estava cobrando da APPA, apenas solicitando ajuda desta entidade protetora dos animais. “É bom que seja enviado requerimento para que o responsável pela APPA possa fornecer maiores informações sobre as necessidades dela e até para discutir como a Câmara poderia contribuir para melhorar ainda mais essa proteção aos animais na cidade de Patos.

Maurício Alves citou que muitos animais são trazidos de outros municípios e jogados na cidade. Lucinha completou esse raciocínio dizendo que é preciso maior conscientização da população, para que não joguem lixo nas ruas.

Cláudia Leitão falou das dificuldades das 53 famílias (Associação dos Catadores de Patos) que tiram seu sustento do lixo, catando e fazendo a separação do lixo que produzimos. Pediu que a empresa responsável pelo recolhimento do lixo da cidade coloque caminhões coletores adaptados. “As pessoas fazem a coleta seletiva em casa. Então vem o caminhão coletor e mistura tudo de novo, molha o papelão que acaba não prestando mais para a indústria e com isso quem mais perde são os catadores, que precisam manter duas famílias”, enfatizou.

Fernando Jucá também teceu críticas às de missões da Prefeitura, Estado e disse que espera a resposta correta sobre o que realmente ocorreu. Mas o centro de sua fala foi o Novembro Azul, campanha pela saúde do homem, destacando não apenas o CA de próstata, mas também a necessidade de se trabalhar outras doenças durante a campanha, como a diabetes.

Jucá citou estatísticas, a exemplo da que diz que a cada ano surgem 60 mil novos casos de câncer de próstata. Nadi Gerlane sugeriu uma audiência conjunta para tratar sobre o que foi o Outubro Rosa em Patos e discutir também a diabetes, algo acatado pelo médico-vereador.

Algumas audiências públicas vão movimentar o Legislativo patoense neste mês de novembro, a exemplo da que vai tratar dos assuntos acima citados, saúde da mulher e do homem, data a ainda a ser reservada. Dia 19 a discussão será em torno da violência contra a juventude, requerida por Lucinha Peixoto. Outra deverá discutir uma série de reivindicações da classe estudantil, como passe livre n o transporte de coletivo, concessão de transporte escolar para alunos universitários, dentre outros.

Um título de cidadania está marcado para o próximo dia 21, quando a Câmara fará uma homenagem ao Pe. Severino de Alencar Leite. A presidente da Casa convidou vereadores e funcionários para prestigiarem de 24 a 26 capacitação ministrada por equipe do Senado (Interlegis), uma propositura do Senador Cássio Cunha Lima. “Não apenas funcionários da Câmara de Patos, mas de toda a região deverá passar por essa qualificação”, comentou Nadi. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog