Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Vital anuncia que obras do túnel ‘Cuncas 1’ da Transposição do Rio São Francisco têm 94,4% do nível de execução



Presidente da comissão do Senado que fiscaliza as obras Vital diz que Transposição já é realidade


Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anuncia que obras do túnel ‘Cuncas 1’ o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco já têm 94,4% do nível de execução.

Em entrevista na semana passada a uma emissora de rádio, o senador Vital, anunciou que brevemente fará sua quarta visita ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco.

De acordo com Vital, as obras do túnel Cuncas 1, tem 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, e interliga os Estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.  Ao todo, mais de 1.600 profissionais contribuíram na construção desse túnel.

Além do Cuncas 1, também faz parte do empreendimento o túnel Cuncas 2, já concluído e entregue pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff e pelo senador Vital do Rêgo em maio desta ano, com 4 km de extensão, que começa em São José de Piranhas e termina em Cajazeiras, ambos os municípios na Paraíba.

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui quatro túneis, sendo três no Eixo Norte (Cuncas 1, Cuncas 2 e Milagres) e um no Eixo Leste (Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti).

O túnel Milagres, com quase 1 km, está localizado em Penaforte (CE), e o túnel Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro) liga Sertânia (PE) a Monteiro (PB) e possui 3 km de extensão.

Projeto São Francisco
O empreendimento é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. A obra, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, está com 66,1% de sua execução física concluída.

Mais de 11.400 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com previsão de conclusão em 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.  O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios.

Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou três visitas ao canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT), está prestes a realizar um sonho de milhares de nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região.

“A vida dura, sofrida do sertanejo do semiárido paraibano, cearense, potiguar ou pernambucano nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do Rio São Francisco estiverem escoando pelos canais construídos”, afirmou Vital.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog