Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Polícia apreende 483 quilos de drogas em oito meses na Região Metropolitana de João Pessoa


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), fez a apreensão de mais 61 tabletes de maconha prensada (61 quilos), desta vez na comunidade Paulo Afonso, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, numa ação na noite de quarta-feira (3). Com esta apreensão, nos oito primeiros meses deste ano, já 483 quilos de entorpecentes (maconha, cocaína e crack) apreendidos. A DRE atua em todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa.

O dado foi revelado na manhã desta quinta-feira (4), pelo Superintendente da 1º Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), Wagner Dorta. Para ele, o número é o resultado de uma repressão qualificada eficaz realizada por meio de ações das Polícias Civil e Militar. “O trabalho realizado pela DRE é sério e pautado na inteligência policial. É importante destacar que ao retirarmos a droga de circulação, estamos impedindo a comercialização do principal produto que financia a criminalidade e isso contribui também para diminuir os crimes contra a vida”, disse Dorta.

A droga apreendida na quarta-feira (3) na comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe, estava escondida em uma mata na localidade e de acordo com as investigações, pertencia à Robivan Oliveira da Silva, de 24 anos e a Alexandre Alves da Silva, de 29. Os dois foram presos em flagrante. Com eles, também foram apreendidos uma balança de precisão, uma pistola, um revólver e munições.

De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Murilo Terruel, eles são acusados de comercializar o entorpecente em bairros da capital e dividiam as funções. Um negociava a maconha e o outro era responsável pelas finanças do comércio ilegal. “Recebemos a denúncia e montamos campana para investigar a venda do entorpecente. Após cinco dias, conseguimos desarticular o esquema e chegamos ao esconderijo. Descobrimos que um dos presos é reconhecido como o principal fornecedor de maconha na Região Metropolitana e ele tem ligações com outros criminosos, que estão sendo investigados e que serão punidos”, disse Terruel.

Ainda de acordo com o titular da DRE, o material apreendido e os presos foram encaminhados para Central de Polícia, no bairro do Varadouro, na capital, onde serão ouvidos e depois serão encaminhados para o Presídio do Róger, para aguardar a decisão da Justiça.  O delegado Allan Murilo Terruel acrescentou que mais ações de combate ao tráfico de drogas serão realizadas em cidades da Região Metropolitana. “As investigações não param. Nosso trabalho é intenso. O objetivo é combater o crime por meio de operações de médio e grande porte, sempre com o uso da Inteligência policial e da integração entre PC e PM”, afirmou a autoridade policial.

Disque Denúncia – Um dos instrumentos de grande importância para o trabalho policial é a colaboração da comunidade, que pode auxiliar tanto na prevenção de crimes como na elucidação de investigações. O número 197 - Disque Denúncia da Seds é o meio para isso.

O superintendente da 1º Reisp, Wagner Dorta, ressalta que as informações têm chegado ao setor de Inteligência e as delegacias especializadas usam esse material, que é checado e investigado, para fazer um trabalho importante. “As denúncias são mais elementos que dão força às ações policiais, em especial às investigações. Servem de contribuição da população para a redução da criminalidade, já que Segurança Pública é responsabilidade de todos. Contudo, é inegável que o principal trabalho é das Polícias e dos serviços de Inteligência”, afirmou.

O 197 é um serviço gratuito, no qual o sigilo da informação e a identidade do denunciante são garantidos. O telefone está disponível 24h por dia.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog