Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quixabrega: Românticos revivem mais importante evento bregueiro do Sertão Paraibano





A seca interrompeu por dois anos uma festa que já se tornara tradição na Paraíba, atraindo milhares e milhares de românticos saudosistas para o município de Quixaba-PB, localizada a 13  Km de Patos. A espera não foi em vão e mais uma vez grandes representantes de um gênero musical brasileiro surgido nos anos 70 marcam presença no Quixabrega, em sua quarta edição, ocorrendo nos dias 30 e 31 deste mês de maio.

O prefeito Julio Cesar anunciou nesta quarta-feira 30 a programação da festa tão aguardada e cobrada pelo público fiel a esse encontro que fortalece o turismo de eventos no Estado da Paraíba. Na primeira noite shows com Vicente Nery, um dos nomes mais lembrados pelo público, o qual nos últimos trabalhos tem elevado ainda mais o brega fazendo parceria com seus maiores representantes; o andarilho Zé Orlando e Banda The Rossi, que trabalhou por muitos anos com o rei do brega Reginaldo e que estreou em fevereiro deste ano no Manhattan Café Theatro, de Recife.

Composta pelos músicos Edmilson “Macaquito”, (bateria), Jorge (guitarra), Bino Batista (baixo), Marcilio (teclado), Ernesto (piston) e Ledo Silva (pandeiro), o vocal fica na responsabilidade de todos, que se revezam no palco cantando os maiores sucessos da carreira de Rossi.

No sábado 31, de volta ao palco do Quixabrega, Fernando Mendes, autor de sucesso memoráveis como Cadeira de rodas, Você não me ensinou a te esquecer, regravada por Caetano para o filme Lisbela e o Prisioneiro, Menina do subúrbio, Sorte tem quem acredita nela, dentre inúmeros que não da boca do povo; Gilliard, o potiguar também conhecido nacionalmente por suas interpretações como Aquela nuvem que passa, Do jeito que você deixou, Pouco a pouco.

Quem marca presença pela primeira vez no Quixabrega é o grande seresteiro Adilson Ramos, que fará um baile com seus inesquecíveis boleros, a exemplo de Relógio, Sonhar contigo, Tão Somente uma vez, Olga e muitos e muitos outros. A quarta atração, da terrinha, será o cantor e compositor Paulo Rossi, que escreveu uma canção homenageando o maior evento bregueiro do Sertão.

Haverá boate nos dois dias e no último, 31, a partir das 14h, Tenda Mix com Forró do Dono e Pagoboys.

Infraestrutura

Com a construção do asfalto da PB 228 que corta a cidade, o Quixabrega tornou-se ainda mais atraente pela facilidade de acesso. Pensando no número de pessoas oriundas de dezenas de municípios da região, inclusive dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal irá ampliar a área para os bregueiros de carteirinha. Baterias de banheiros químicos, opção de camarote, praça de alimentação, segurança pública e privada, amplo estacionamento, isso para receber da melhor maneira possível seus visitantes, que chegam na busca de muita diversão.

O termo brega soa, de maneira preconceituosa para alguns, que o tratam como cafona, mas em suma é um estilo simples de falar de amor, de fácil interpretação e que há décadas tem alimentado a alma de românticos espalhados Brasil afora e em Quixaba não tem sido diferente. “As expectativas são muito boas. O povo nos cobrava muito a realização do Quixabrega, mas a seca impossibilitava isso. Estamos entusiasmados com a quarta edição desse evento, o maior do Sertão paraibano, que além de oferecer diversão, contribui para a geração de renda para muita gente e elevar o nome de Quixaba, hoje maior referência de evento bregueiro em toda a região, reunindo ícones da MPB”, enfatizou o prefeito Julio Cesar.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog