Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 27 de abril de 2014

Estudos sobre vacinação contra HPV é primeiro colocado em Simpósio



 Marcos Eugênio

“Aceitação e ou recusa de vacina contra HPV em adolescentes de 11 a 13 anos nas escolas públicas de Desterro”. Esse foi o título do estudo científico que ficou em 1º lugar, sendo agraciado com o prêmio Roberto Magliano, no I Simpósio Paraibano de Saúde da Mulher ocorrido na última sexta e sábado em Patos.

O trabalho foi desenvolvido pelas alunas de e Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos (FIP), pelas alunas Luzia Vilma, Manuela Araújo, Ana Larissa Lopes, Tamiris Guedes e Keroline Camila, tendo na orientação Sílvia Ximenes.

As jovens pesquisadoras pesquisaram a atitude de alguns adolescentes que rejeitavam a vacina contra o HPV (Pailoma Vírus Humano), que previne o câncer de colo de útero.

Elas trabalharam com o público alvo da campanha de imunização contra o HPV do mu7nicípio de Desterro-Pb, cuja meta mínima de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%.

Na metodologia de trabalho as alunas de enfermagem fizeram busca ativa. Cinco adolescentes não queriam receber a dose da vacina, quando os pais tiveram que assinar o documento de recusa. Com o fim da vacinação na rede escolar, como nem todas haviam sido imunizadas, a vacinação teve continuidade na Unidade Básica de Saúde. Ao final, com a adesão das cinco alunas, 100% do público alvo da campanha foi imunizado.

“Juntamente com o professores, direção da escola delas conseguimos convencê-las, como também a seus pais sobre a importância da medicação na prevenção do câncer e elas acabaram tomando a vacina”, disse uma das alunas, Luzia Vilma, cuja equipe recebeu muitos elogios do presidente da Sogopa – Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba, Roberto Magliano, homenageado com o nome do prêmio.


Todas as escolas da regional Patos desenvolveram momentos de orientação às adolescentes sobre os objetivos da vacinação, com ênfase no perigo de se contrair o câncer de colo de útero, antes da campanha de vacinação ocorrida recentemente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog