Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Regional Patos participa do Outubro Rosa


José Leudo Farias, gerente regional de Saúde.

A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, mais uma vez participa da campanha de prevenção ao câncer de mama, juntamente com todos os 24 municípios sob sua jurisdição, convidados a desenvolverem atividades de conscientização da mulher, e da população em geral, sobre esse mal que faz 12 mil vítimas fatais por ano no Brasil.

Um das características do Outubro Rosa, movimento internacional surgido nos Estados em 1990, com a realização da Corrida pela Cura, em Nova York, e lançamento do símbolo, o laço cor-de-rosa, tem sido o de iluminar prédios, obeliscos de rosa por todo o mundo. Em Patos isso não é diferente e mais de 50 entidades parceiras da programação que acontecerá durante este mês estão fazendo adaptações de suas fachadas para essa cor, a exemplo da Prefeitura Municipal, 6ª GRS, Praça Getúlio Vargas, onde ontem, dia 1º, já foram realizadas diversas atividades culturais.

Uma intensa programação marcará o Outubro Rosa em Patos. Nesta quarta-feira, no Distrito de Santa Gertrudes, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outros parceiros, fará atendimento às mulheres, com atividades educativas, palestras, exames citológico e clínico de mama. Amanhã o grupo de mulheres voluntárias Amigas Viva a Vida vai a São Mamede para a abertura da campanha e conversar com as mulheres.

Na próxima sexta-feira, dia 4, acontece mais uma etapa do Patos Pra Frente, com o Dia Rosa nas escolas Sizenando Florido e Monsenhor Manoel Vieira, onde as mulheres da comunidade serão atendidas por ginecologistas e mastologistas. Haverá uma carreata saindo da 6ª Gerência com destino a Maternidade Dr. Peregrino Filho, local em que será plantado um ipê ROSA, hasteada a bandeira da campanha e entrega de certificado ao município de Mãe D’Água, que se destacou por ter encaminhado praticamente todas as mulheres em idade recomendada para fazer o exame de mamografia na Peregrino Filho.

Durante este mês todas as comunidade, empresas como o Guedes Shopping Center, pólo calçadista, Cagepa, unidades de saúde vão participar de palestras e exames clínicos, panfletagem, adesivagem, ações que vão movimentar as polícias, igrejas, sindicatos, diversas clínicas, hospitais, clubes de serviços, órgãos estaduais, municipais que vão disponibilizar seus espaços para as ações de prevenção ao câncer de mama. Nas unidades de saúde serão agendados exames de mamografia, realizados pela Maternidade Peregrino Filho, que tem capacidade de atender uma demanda de 500 mulheres/mês.

No dia 28 haverá uma caminha a partir das 7h saindo da Praça Edivaldo Mota com destino à Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá grande mobilização das entidades parceiras, com apresentações culturais, exames, sorteios de brindes. Para o encerramento da campanha, dia 31, haverá um passeio ciclístico, para o qual estão sendo convidados os grupos de pedal e a comunidade em geral.

Municípios como Teixeira, Santa Terezinha, Mãe D’Água, Emas, São José do Bonfim, Junco do Seridó, Santa Luzia, Malta, Quixaba, Catingueira, Desterro, Várzea vão cumprir uma programação especial, através de suas secretarias de saúde, numa alusão ao Outubro Rosa.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, explicou que este mês deve ser abraçado por toda a sociedade mundial como momento de reflexão, conscientização sobre um problema grave que atinge o público feminino. Lembrou da responsabilidade na atenção primária, das equipes do PSF em trabalhar a prevenção na sua área de abrangência. Citou os números do INCA, que apontam que só este ano no Brasil são previstos mais de 50 mil novos casos de câncer de mama. “Todos devem abraçar essa campanha. Os municípios devem enviar as mulheres para realizar a mamografia, exame que o Estado garante na Maternidade Peregrino Filho. Quando a doença é descoberta precocemente há grandes chances de cura”, enfatizou.

Toda mulher após os 40 anos tem direito garantido por lei (11.664/2008) ao exame de mamografia pelo SUS.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog