Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de outubro de 2013

Em meio ao Outubro Rosa RC dá ordem de serviço para construção do Centro de Oncologia

RC e Gerusa

Apoiadores da 6ª GRS



Marcos Eugênio


Em meio a tantas manifestações na cidade de Patos em torno da campanha mundial do Outubro Rosa, movimento que envolve a sociedade na conscientização e prevenção do câncer de mama, o governador Ricardo Coutinho assinou no final da tarde desta sexta-feira 4 a ordem de serviço para a construção da obra mais importante de seu que governo para esta cidade e região, o centro de oncologia, que deverá ser entregue até o meio do próximo ano.

O governador fez longo discurso, um retrospecto e análise de sua gestão. Concentrou suas palavras especialmente no centro de oncologia, investimentos nesse serviço de alta complexidade, mas, principalmente na qualidade de vida que ele possibilitará aos pacientes de cerca de 90 municípios, inclusive de PE, RN. Ele lembrou do sofrimento de quem precisa enfrentar tratamento fora domicílio em cidades distantes e que essa obra virá justamente para dar maior dignidade e qualidade de vida a essas pessoas.

Durante a cerimônia o secretário estadual de saúde, Waldson de Sousa, anunciou a conquista pela Paraíba, através do Ministério da Saúde, de mais R$ 1,1 milhão para aquisição de mais equipamentos para os serviços de oncologia. O secretário citou avanços na saúde paraibana, com destaque para Patos. “Temos que comemorar as mais de 2.500 mamografias realizadas pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, os 210 mil atendimentos realizados pelo Hospital Regional de 2011 a 2013”.

Quem mais comemorou a assinatura da ordem de serviço foi o grupo Amigas Viva a Vida. Sua coordenadora, Gerusa Delfino também falou ao público e fez o resgate de parte da luta empreendida por essas mulheres, a maioria ex-pacientes de câncer, que conseguiram vencer a dor, as dificuldades de acesso ao tratamento, a exemplo das e traumatizantes idas e vindas à Capital, e hoje, como voluntárias, veem que seu principal sonho está caminhando para ser concretizado. Falou também da casa de apoio a pacientes com câncer que está sendo erguida, parceria com a Prefeitura e iniciativa privada, próximo ao Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro.

Ricardo Coutinho falou com a imprensa patoense que fez alguns questionamentos, a exemplo da data da nova Ponte do Jatobá. Disse que já determinou ao DER fazer as vias de acesso à ponte. “Não vou fazer serviço pela metade. Se ninguém quer fazer eu faço”, uma afirmativa direcionada ao município, já que a Prefeitura até o presente não teve iniciativa de preparar esse acesso das ruas próximas.

Sobre a Escola Técnica da Paraíba de Patos Ricardo Coutinho explicou que está para fechar acordo com a UEPB, que receberia uma ampla escola do Estado e o prédio onde funciona a Universidade iria receber os cursos técnicos, a exemplo do de tecnologia da informação.

O gerente regional de Saúde, José Leudo, que assinou a ordem de serviço de construção do Centro de Oncologia, como testemunha, falou desse marco historio para o Sertão paraibano, enaltecendo o compromisso do governo com um projeto que terá importantes reflexos para quem precisa de atendimento especializado. “São muitos recursos para Patos através desse Centro, mas o que nos deixa mais felicidades será a qualidade de vida dessas pessoas”, comentou.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog